+55 (71) 3321-0448

BAHIA VAI PARA A SUA 70ª DECISãO ESTADUAL

Maior campeão do Baianão, o Bahia possui 47 títulos estaduais (tem mais 22 vice-campeonatos) e, na história da competição, já participou de 69 finais. No próximo domingo (21), a partir das 16h, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão de Aço, entra em campo diante do Bahia de Feira para disputar a sua 70ª decisão de Campeonato Baiano.

Esta será a terceira final de Campeonato Baiano com sede na Arena Fonte Nova, que foi inaugurada em 2013. As outras aconteceram de forma consecutiva em 2015 (com o Bahia sendo campeão em cima do Vitória da Conquista) e 2016 (o Vitória ficou com o título da decisão diante do Esquadrão de Aço).

Antes, o saudoso Estádio Octávio Mangabeira, eternizado como Fonte Nova, foi palco de diversas finais de Campeonato Baiano, com jogos sensacionais e que estão na memória do torcedor.

A construção desta praça esportiva começou em 1947 e foi finalizada em 1951, quando ocorreu a inauguração em 28 de janeiro, com o jogo Botafogo-BA 1x0 Guarany-BA. Coube ao botafoguense Antônio marcar o primeiro gol da Fonte Nova.

Na inauguração da Arena Fonte Nova, em 7 de abril de 2013, o Vitória derrotou o Bahia por 5 a 1. O rubro-negro Renato Cajá, de pênalti, foi o autor do primeiro gol da moderna praça esportiva, construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

DUELO – Dois jovens treinadores, que foram jogadores profissionais de futebol, estarão lutando para colocar, em 2019, seu nome na história do Baianão, que já consagrou técnicos como os irmãos Aymoré e Zezé Moreira, Evaristo de Macedo, Orlando Fantoni, Carlos Gainete, João Francisco, Arthurzinho, Joel Santana, dentre outros.

O ex-lateral-esquerdo Roger Machado, 43 anos, é o técnico do Bahia e nasceu em Porto Alegre-RS. Quintino Barbosa, o Barbosinha, 54 anos, que foi goleiro, comanda o Bahia de Feira e é natural de Palmeiras-BA.

O Bahia é o atual campeão baiano, tendo vencido o Vitória nas finais do ano passado e irá  em busca de seu 48º título. Em sua única conquista estadual, o Bahia de Feira foi campeão em 2011, também superando o rubro-negro da capital.

Fotos: Itaipava Arena Fonte Nova / Divulgação e Reproduções

Times

Tabela de classificação


Strict Standards: mktime(): You should be using the time() function instead in /home/fbf/public_html/baianao/app/funcoes.php on line 305

Strict Standards: mktime(): You should be using the time() function instead in /home/fbf/public_html/baianao/app/funcoes.php on line 458

Strict Standards: mktime(): You should be using the time() function instead in /home/fbf/public_html/baianao/app/funcoes.php on line 458
Classificação Pos Pts
Bahia 1 4
Bahia de Feira 2 1

VEJA A TABELA COMPLETA
E RELAÇÃO DE TIMES DO CAMPEONATO

Artilheiros

João Neto
João Neto

8 GOLS

Atlético de Alagoinhas

Arthur Caculé
Arthur Caculé

5 GOLS

ECPP Vitória da Conquista

Pablo
Pablo

5 GOLS

Associação Desportiva Jequié

Fernandão
Fernandão

5 GOLS

Esporte Clube Bahia

Deon
Deon

5 GOLS

Bahia de Feira

Jeam
Jeam

5 GOLS

Jacobina Esporte Clube

Ebinho
Ebinho

4 GOLS

Bahia de Feira

Shaylon
Shaylon

4 GOLS

Esporte Clube Bahia