+55 (71) 3321-0448

PRESIDENTE DA CEAF/BA RESSALTA ACERTOS DO VAR

A estreia do VAR foi coroada de sucesso, no último domingo (14), no empate entre Bahia de Feira e Bahia, por 1 a 1, pelas finais do Baianão 2019. Alguns pequenos ajustes precisam ser feitos, mas, para o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Jailson Macedo Freitas, os acertos foram indiscutíveis e provaram que a nova tecnologia vem para ficar.

Jailson Freitas no curso de VAR, na CBF, com Vidal, Ricarle e Paulo


Ao lado do vice-presidente da CEAF/BA, Vidal Cordeiro Lopes, e dos árbitros baianos Ricarle Gustavo Gonçalves Batista e Paulo de Tarso Bregalda Gussen, Jailson participou do Curso de Capacitação para o VAR, na CBF, no Rio de Janeiro, que teve como objetivo dar as melhores condições aos instrutores, árbitros e árbitros assistentes na preparação para a estreia do árbitro de vídeo na Série A do Campeonato Brasileiro.

“Em primeiro lugar, eu quero parabenizar os clubes e a Federação Bahiana de Futebol por esse empenho, por cumprirem o regulamento. Quanto ao aparato, a estrutura, do VAR, ela foi maravilhosa lá em Feira de Santana. Nós tivemos o cuidado de preparar uma sala aprovada pelo mentor do VAR, que é o baiano Manoel Serapião, com a expertise da equipe da empresa que montou essa estrutura, a Broadcasting”, informou Jailson.

Ao contrário de alguns problemas que ocorreram em outras praças esportivas que usaram o VAR, no último domingo (14), em finais estaduais, a comunicação entre a sala de operações e o árbitro central no Estádio Alberto Oliveira foi perfeita. “Nós testamos e homologamos tudo anteriormente, o que faz parte do processo. Vale destacar o esforço da FBF com o clube mandante, que foi o Bahia de Feira, coroando o empenho de todos, inclusive do Bahia. Houve uma preparação (palestras) nas duas equipes referente ao VAR. Os jogadores e comissões técnicas já foram para campo sabendo qual o limite deles”, acrescentou.

A atuação dos árbitros, de acordo com o presidente da CEAF/BA, foi excelente e é preciso apenas ajustar a questão do tempo de checagem. “Tivemos uma demora que não é comum num jogo de futebol, um acréscimo de 11 minutos. Porém está dentro do protocolo. Houve um lance muito complexo no gol anulado por causa de um impedimento e um erro de identidade, então isso tudo tem que ser checado minuciosamente para não causar prejuízo a ninguém”, explicou.

Na Arena Fonte Nova, no próximo domingo (21), Jailson Freitas espera que o padrão de seja mantido. “Quando se trata de VAR, o padrão tem que ser o mesmo onde quer que o jogo aconteça. Vai ser a mesma operação de Feira de Santana. A diferença é que o Joia da Princesa não tem a mesma estrutura entre aspas da Arena Fonte Nova, isso é notório, todos sabem: um estádio de Copa do Mundo é totalmente diferente de uma praça esportiva como a feirense. Nós estamos muito otimistas, assim como a Federação e os clubes, já que esse primeiro resultado foi muito bom. Valeu todo o esforço, porque não foi fácil para a gente estar subindo e descendo para Feira de Santana. A FBF movimentou todos os seus setores para que pudesse acontecer o que estava escrito no regulamento. Vamos ficar ainda mais felizes, após a grande decisão, e com fé em Deus tudo dando certo”, avaliou.

O carioca Rodrigo Nunes, do quadro da CBF, será o árbitro de vídeo na Arena Fonte Nova. Seu assistente será o baiano Elicarlos Franco de Oliveira, que também trabalhou em Feira de Santana. O supervisor do VAR será Sérgio Corrêa da Silva, que coordena o projeto do árbitro de vídeo no Brasil.

O árbitro central será o paulista Flávio César de Oliveira, da FIFA, que terá como assistentes Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José Carlos Oliveira dos Santos, ambos da CBF/Salvador. O quarto árbitro será Bruno Pereira Vasconcelos (CBF/Salvador) e o quinto árbitro Marcos Welb Rocha de Amorim (CBF/Feira de Santana). Vidal Cordeiro Lopes atuará como inspetor da arbitragem e Luís Alberto Becco será o delegado financeiro.

Fotos: Felipe Oliveira / ECBahia e Divulgação

Times

Tabela de classificação

Classificação Pos Pts
Bahia 1 4
Bahia de Feira 2 1

VEJA A TABELA COMPLETA
E RELAÇÃO DE TIMES DO CAMPEONATO

Artilheiros

João Neto
João Neto

8 GOLS

Atlético de Alagoinhas

Arthur Caculé
Arthur Caculé

5 GOLS

ECPP Vitória da Conquista

Pablo
Pablo

5 GOLS

Associação Desportiva Jequié

Fernandão
Fernandão

5 GOLS

Esporte Clube Bahia

Deon
Deon

5 GOLS

Bahia de Feira

Jeam
Jeam

5 GOLS

Jacobina Esporte Clube

Ebinho
Ebinho

4 GOLS

Bahia de Feira

Shaylon
Shaylon

4 GOLS

Esporte Clube Bahia