+55 (71) 3321-0448

MELHORES DO BAIANãO 2019 SãO PREMIADOS EM FESTA

O Bahia fez a festa dentro de campo e foi o campeão do Baianão 2019. Mas, fora das quatro linhas, a festa não foi de um time só.
 
No início da tarde desta terça-feira (23), na churrascaria Boi Preto, em Salvador, a Federação Bahiana de Futebol e a Rede Bahia realizaram a cerimônia de encerramento da Série A. No local, foi realizada a entrega do tradicional Troféu Armando Oliveira.
 
Dirigentes, patrocinadores, autoridades políticas e do esporte, jogadores, torcedores e profissionais de imprensa conheceram os melhores do campeonato.


Presidente da FBF, Ricardo Lima (Foto: Felipe Oliveira) 

Acompanhado do vice-presidente Manfredo Lessa e seus diretores, o presidente da FBF, Ricardo Lima, agradeceu aos parceiros e comemorou os números do primeiro campeonato realizado na sua gestão, iniciada em janeiro. "É inevitável não fazermos um balanço do que foram esses três meses de competição. Somente na última partida, nos minutos finais do segundo tempo, que tivemos a definição dos quatro semifinalistas e da equipe rebaixada. Como gestor da entidade, só posso entender que tivemos um nível técnico excelente. Ao longo de todo o campeonato utilizamos o nosso quadro de arbitragem. Uma das nossas premissas é valorizar o que é nosso. Não pudemos manter nossos árbitros nas finais apenas por um critério protocolar, pois eles ainda precisam ser homologados pelo IFAB (FIFA), para atuarem com o VAR. Parabenizamos aqui todos os clubes participantes, em especial o Esporte Clube Bahia e o Bahia de Feira, que foram aclamados por torcedores, críticos e profissionais. Quem esteve no estádio, e aqueles que acompanharam pela TV, puderam constatar que tanto a final como a partida de ida foram emocionantes. Fizemos um trabalho limpo. É dessa forma que vamos conduzir nossa gestão".
  
Após o discurso, o dirigente homenageou as instituições que ajudaram na realização de mais uma edição do Baianão. Foram elas: a Setre (Governo do Estado), Ministério Público e Polícia Militar.


Equipe da FBF  comemora mais uma missão cumprida (Foto: Felipe Oliveira) 

A Seleção - Em seguida foi conhecida a seleção da competição, escolhida por meio de votação da imprensa esportiva. Campeão e vice-campeão, Bahia e Bahia de Feira dominaram a seleção com quatro atletas cada. O Tremendão ainda teve seu técnico, Quintino Barbosa, o Barbosinha, escolhido o melhor treinador.
 
A Seleção do Baianão 2019 foi formada por Jair (Bahia de Feira), Van (Bahia de Feira), Lucas Fonseca (Bahia), Edcarlos (Vitória) e Cazumba (Bahia de Feira); Flávio (Bahia), Jarbas (Bahia de Feira), Arthur Caculé (Vitória da Conquista) e Shaylon (Bahia); João Neto (Atlético) e Fernandão (Bahia). Técnico: Quintino Barbosa, o Barbosinha (Bahia de Feira).
 
Também foram premiados melhor preparador físico, Michel Pinheiro (Bahia de Feira); artilheiro, João Neto (Atlético); revelação, Gustavo Balotelli (Juazeirense); equipe Fair Play, Fluminense de Feira; e melhor torcida, Nação Carcará (Atlético).
 
Além de artilheiro isolado, com oito gols, o atacante João Neto também foi escolhido o craque do campeonato. Douglas, do Bahia, o goleiro menos vazado. Já o gol mais bonito foi de Thiaguinho, do Jacuipense, marcado sobre o Jequié, no dia 10 de março, pela 8ª rodada, no Eliel Martins.

 
Diretoria e atletas do Bahia recebem troféu de campeão (Foto: Felipe Oliveira)

Melhores árbitros - Além dos atletas e membros de comissões técnicas, também foram premiados os melhores profissionais do apito. O título de melhor árbitro ficou com Diego Pombo Lopez.
 
Os melhores assistentes foram Alessandro Álvaro Rocha Matos e José dos Santos Amador. Edvalter Marinho dos Santos foi o árbitro central revelação, e Edvan de Oliveira Pereira o assistente revelação.

A festa foi encerrada com a entrega do troféu de campeão baiano de 2019 aos dirigentes, funcionários e atletas do Bahia, pelo presidente Ricardo Lima e o diretor executivo da Rede Bahia, João Gomes.
 
Confira abaixo todos os premiados:
 
Seleção

Goleiro: Jair (Bahia de Feira)
Lateral-direito: Van (Bahia de Feira)
Zagueiro 1: Lucas Fonseca (Bahia)
Zagueiro 2: Edcarlos (Vitória)
Lateral-esquerdo: Cazumba (Bahia de Feira)
Volante 1: Flávio (Bahia)
Volante 2: Jarbas (Bahia de Feira)
Meia 1: Arthur Caculé (Vitória da Conquista)
Meia 2: Shaylon (Bahia)
Atacante 1: João Neto (Atlético)
Atacante 2: Fernandão (Bahia)
Técnico: Quintino Barbosa, o Barbosinha (Bahia de Feira)
 

Demais prêmios
 
Artilheiro: João Neto (Atlético) - 8 gols
Goleiro Menos vazado: Douglas (Bahia)
Craque do campeonato: João Neto (Atlético)
Revelação: Gustavo Balotelli (Juazeirense)
Preparador físico: Michel Pinheiro (Bahia de Feira)
Gols mais bonito: Thiaguinho (Jacuipense)
Melhor árbitro central: Diego Pombo Lopez (CBF/Salvador)
Melhores árbitros assistentes: Alessandro Álvaro Rocha Matos (FIFA/Salvador) e José dos Santos Amador (CBF/Salvador)
Árbitro central revelação: Edvalter Marinho dos Santos (CBF/Ubaitaba)
Árbitro assistente revelação: Edvan de Oliveira Pereira (CBF/Itambé)
Time Fair Play: Fluminense de Feira
Melhor torcida: Nação Carcará (Atlético)

 

Times

Tabela de classificação


Strict Standards: mktime(): You should be using the time() function instead in /home/fbf/public_html/baianao/app/funcoes.php on line 305
Classificação Pos Pts
Bahia 1 4
Bahia de Feira 2 1

VEJA A TABELA COMPLETA
E RELAÇÃO DE TIMES DO CAMPEONATO

Artilheiros

João Neto
João Neto

8 GOLS

Atlético de Alagoinhas

Arthur Caculé
Arthur Caculé

5 GOLS

ECPP Vitória da Conquista

Pablo
Pablo

5 GOLS

Associação Desportiva Jequié

Fernandão
Fernandão

5 GOLS

Esporte Clube Bahia

Deon
Deon

5 GOLS

Bahia de Feira

Jeam
Jeam

5 GOLS

Jacobina Esporte Clube

Ebinho
Ebinho

4 GOLS

Bahia de Feira

Shaylon
Shaylon

4 GOLS

Esporte Clube Bahia