+55 (71) 3321-0448

ATLéTICO DE ALAGOINHAS

PONTOS: 0

História

Após análises dos sucessivos sucessos dos campeonatos de futebol amador da cidade de Alagoinhas, em que destacavam-se o Grêmio, Ferroviário, Agulha, Juventus, Botafogo e Gato Preto, e das participações da Seleção Alagoinhense nos campeonatos intermunicipais de seleções, com a inauguração do Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro (Estádio Antônio Carneiro - o Carneirão), os desportistas de Alagoinhas, resolveram fundar e inscrever um clube para disputa do Campeonato Baiano de Futebol. Como o clubismo era muito grande, foi consenso a fundação de um outro clube que não os já existentes, daí o Alagoinhas Atlético Clube, fundado em 2 de abril de 1970.
 
A primeira partida amistosa, disputada pelo Atlético, foi em 30 de janeiro de 1971, num jogo amistoso, no Estádio do Carneirão, contra o Fluminense de Feira de Santana, em que fora vencido pelo placar de 1 x 0.
 
A primeira partida oficial, válida pelo Campeonato Baiano/71, foi no dia 11 de abril de 1971, também no Carneirão, contra o Leônico, em que o Atlético venceu pelo escore de 2 x 1. O primeiro gol surgiu aos 37 minutos da fase inicial, quando Dida recebeu um lançamento de Olívio, driblou dois zagueiros e da entrada da grande área, chutou no ângulo esquerdo do goleiro “adversário”, sem chance de defesa. Alegria total nas arquibancadas, era gol do Atlético. No segundo tempo, o Leônico voltou ameaçador empatando aos 18 minutos, emudecendo por completo a plateia que lotava o estádio. Mas, houve uma reação, jogando melhor e, aos 43 minutos, Dida aproveitando a cobrança de um escanteio, pela direita, fez um bonito gol, levando a torcida ao delírio e, um carnaval tomou conta da cidade. Era o Atlético ingressando no cenário esportivo profissional.
 
Títulos
 
Vice-Campeonato Taça Governador: 2011.
Vice-Campeonato Taça Governador: 2010.
Vice-Campeonato Baiano: 1973.
Vice-Campeonato Baiano da Segunda Divisão: 1993 e 1998.





Times

Tabela de classificação

Classificação Pos Pts
Bahia 1 11
Vitória 2 11
Bahia de Feira 3 11
Fluminense 4 9

VEJA A TABELA COMPLETA
E RELAÇÃO DE TIMES DO CAMPEONATO

Artilheiros

João Neto
João Neto

5 GOLS

Atlético de Alagoinhas

Pablo
Pablo

4 GOLS

Associação Desportiva Jequié

Shaylon
Shaylon

3 GOLS

Esporte Clube Bahia

Peixoto
Peixoto

3 GOLS

Atlético de Alagoinhas

Jarbas
Jarbas

3 GOLS

Bahia de Feira

Gilberto
Gilberto

2 GOLS

Esporte Clube Bahia

Yago
Yago

2 GOLS

Esporte Clube Vitória

Edcarlos
Edcarlos

2 GOLS

Esporte Clube Vitória