Liga Ituberaense pode ficar de fora do Municipal

Uma tradição que já dura cerca de 35 anos, na cidade de Ituberá, o Campeonato Ituberaense está prestes a viver seu primeiro “drama familiar”. Pelo tom das palavras do presidente da Liga Ituberaense de Desportos Terrestres, Everildo Carlos dos Santos, o certame pode estar sujeito a “adoção” em 2012.

A LIDT, que seria a “guardiã legal”, pode perder a custódia do evento para a própria Prefeitura. Everildo faz questão de deixar claro que é tanto normal quanto saudável a parceria entre esses dois poderes locais do futebol, porém há uma linha tênue entre apoiar e tomar as rédeas dessa e de algumas outras decisões administrativas.

 


Flávio Heitor (árbitro de Ituberá) e Everildo Santos


“Não há nada de errado com esse investimento da Prefeitura, é até bom. Porém o que eu gostaria é que esse incentivo durasse todo o mandato, não apenas naquele ano em que as pessoas vão às urnas”, disse o mandatário em visita à FBF na tarde desta quinta-feira (26).

O municipal de Ituberá foi criado em 1977, desde então ocorre todos os anos. Das 34 edições passadas, o Vitória Futebol Clube já levou o título em 16 delas, o Palmeira Futebol Clube foi campeão outras 6.

Com a abertura programada para o dia 26 de fevereiro, os clubes filiados à LIDT poderão optar por participar do Municipal mesmo que a entidade não faça parte da organização, de acordo com Everildo. O número de candidatos varia geralmente entre 8 e 10 equipes. Em 2011, o Aliança Ninjas Esporte Clube levou o caneco para casa e o Esporte Clube Santa Cruz ficou com a segunda posição.

 


Aliança Ninjas Esporte Clube. Foto: Blog da Liga Ubaitabense de Futebol


A entrada da seleção no Intermunicipal de 2012 também pode estar ameaçada por essas divergências. Segundo o presidente, a Prefeitura está querendo investir na seleção e inscrevê-la no campeonato, porém o problema é a forma como isso está sendo feito. De acordo com o representante da LIDT, a sensação que fica é a de que estão querendo passar por cima de suas decisões, tentando um contato direto com a Federação, sem consultas preliminares.