10 OUT

A CAMINHO DA COPA

Postado por Yuri Barreto - Comunicação FBF - em

Se tornar um árbitro de futebol não é tarefa fácil no Brasil. Ser um árbitro da FIFA é ainda mais difícil. Foi preciso muita dedicação para que o baiano Alessandro Álvaro Rocha de Matos chegasse à entidade máxima do futebol mundial.
 
Se chegar foi complicado, se manter exigiu ainda mais esforço. E é com muita competência que Alessandro está, há dez anos, no seleto quadro de arbitragem da Federação Internacional.
 
Hoje, aos 36 anos de idade, o profissional está perto de realizar o sonho de qualquer jovem que inicia a carreira do apito. O baiano foi pré-selecionado e poderá integrar o trio de árbitros do país na Copa do Mundo de 2014.

 
Porém, para obter a confirmação, Matos, que atua como árbitro assistente, terá que percorrer um caminho árduo. Até às vésperas do Mundial, ele passará por diversos testes e terá seu desempenho nos gramados avaliado pelos "chefes" de arbitragem da FIFA.
 
Foi pensando nisso que a Federação Bahiana de Futebol (FBF), entidade à qual Alessandro pertence há 18 anos, garantiu todo apoio na sua preparação. Em parceria com o Esporte Clube Vitória, a FBF deu início aos treinamentos do assistente.

 
No Centro de Treinamentos Manoel Pontes Tanajura, a Toca do Leão, Rocha Matos realiza avaliações médicas diárias e atividades físicas na academia de musculação e no campo de jogo. Tudo isso acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por fisiologista, nutricionista, preparador físico, médico cardiologista entre outros cedidos pelo rubro-negro.
 
E quem pensa que há tempo para descanso, está enganado. Nos intervalos dos exercícios, o baiano encara viagens pelo Brasil e o mundo para atuar em partidas do Brasileirão e Eliminatórias da Copa.

 
Mas, segundo Alessandro, o esforço para dar conta de tanto trabalho já faz parte da sua carreira. "Na verdade, sempre tive que me esforçar bastante para conseguir o meu espaço e sempre tive consciência de que, como único bandeira FIFA nordestino, teria que trabalhar duro para ter algum reconhecimento", disse.
 
Por isso, ele agradece o apoio que vem recebendo das diretorias da FBF e do Vitória. "Hoje, estou feliz e confiante. Estou tendo todo apoio da Federação Bahiana de Futebol e do Esporte Clube Vitória que, a pedido da FBF, está me dando todo suporte de forma muito profissional. Estou seguindo o treinamento, que deve ser realizado em campo de jogo, conforme exigido pela FIFA, todos os dias, no Barradão, acompanhado por uma equipe de profissionais experientes e altamente qualificados".
 
E a primeira da série de avaliações programadas pela FIFA acontece nos dia 9 e 17 de novembro, em Zurique, na Suíça. Nos testes, o árbitro terá que cumprir seis tiros de 40 metros de corrida em 5,8 segundos, com descanso de um minuto, e 40 tiros de 75 metros, com descanso de 20 segundos.
 
Cheio de disposição, Alessandro Matos, que é filho de ex-árbitro, o também baiano Manoel Lima Matos, garante estar preparado para enfrentar a maratona até se juntar aos melhores profissionais do apito de cada país na maior competição de futebol do mundo.
 
"Sigo na luta e na certeza de que vou fazer um excelente teste físico na Suíça, em novembro, e que em 2014 estarei representando o Brasil e, em especial, a nossa Bahia na Copa do Mundo", concluiu. 

Fotos: Yuri Barreto / FBF


NOTCIAS

08/12/2019

É TETRA! ITAMARAJU CONQUISTA MAIS UM TíTULO INTERMUNICIPAL

Assim como em 2018, seleção vence Itapetinga nos pênaltis
06/12/2019

EDVALTER MARINHO DOS SANTOS APITA A FINAL DO INTERMUNICIPAL

Confira a escala da decisão entre Itapetinga e Itamaraju
03/12/2019

FBF APRESENTA TROFéUS EDNALDO RODRIGUES GOMES

Campeã e vice do Intermunicipal levarão taças que homenageiam ex-presidente
01/12/2019

ITAMARAJU E ITAPETINGA EMPATAM NO PRIMEIRO JOGO DA FINAL

Decisão do título será no próximo domingo (8)
29/11/2019

REINALDO SILVA DE SANTANA APITA ITAMARAJU X ITAPETINGA

Duelo de ida da final do Intermunicipal será neste domingo (1º)
28/11/2019

FBF REúNE FINALISTAS DO INTERMUNICIPAL 2019

Diretoria da entidade recebeu representantes de Itapetinga e Itamaraju
24/11/2019

ITAPETINGA E ITAMARAJU VOLTAM A DECIDIR O TíTULO

Confira os resultados das semifinais
22/11/2019

FACEBOOK DA FBF E TVE TRANSMITEM COITé X ITAMARAJU

Duelo de volta da semifinal será neste domingo (24)
21/11/2019

FBF DIVULGA ARBITRAGEM DOS JOGOS DE VOLTA DA SEMIFINAL

Finalistas serão conhecidas neste domingo (24)
17/11/2019

ITAMARAJU LARGA NA FRENTE NA SEMIFINAL

Santo Amaro e Itapetinga empatam
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 85
  • CLASSIFICAÇÃO  POS  PTS 
    Itamaraju 1 2
    Itapetinga 2 2

    ÚLTIMA GALERIA

    Final do Intermunicipal 2019

    Geral - 09/12/2019

    Itamaraju vence Itapetinga nos pênaltis e é tetracampeã (Fotos: Geovan Santos/Ligeirinho no Esporte)

     

    Campeonato Intermunicipal
    © Todos os direitos reservados