07 AGO

INTERMUNICIPAL é DESTAQUE NO JORNAL A TARDE

Postado por Comunicação FBF - em
Os anos passam, mas o Intermunicipal não perde seu status de principal competição de futebol amador do Brasil. O sucesso é cada vez maior.
 
O campeonato, nos últimos anos, vem ganhando destaque na mídia nacional. Em 2019, não é diferente.
 
Jornal impresso de grande circulação no estado e um dos mais importantes do Norte-Nordeste brasileiro, o A Tarde dedicou páginas das suas edições dos últimos sábado (3) e domingo (4) ao 62º Intermunicipal.
 
A famosa coluna "Tempo Presente", no sábado, exaltou a importância do certame para a economia da Bahia e listou os diversos benefícios gerados, como movimentação da rede hoteleira, comércio de materiais e produtos esportivos, transportes, restaurantes e comercialização de alimentos por ambulantes.

Reprodução / A Tarde
 
"Não há notícia de um evento que reúna tantos municípios baianos de todas as regiões, oferecendo à cidadania a oportunidade de desenvolver valores de convívio graças ao intercâmbio entre futebolistas das 66 seleções inscritas", diz um trecho.
 
Já no domingo, dia da abertura da competição, uma grande reportagem (Confira abaixo), assinada pelo repórter Levy Teles, citou as novidades deste ano. Na matéria foi dado espaço, também, às Ligas municipais, protagonistas desta grande festa. Presidentes de algumas delas concederam entrevistas, como os mandatários de Ipirá, Luiz Carlos Judeu, e Maragojipe, José Sobrinho.
 
O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, destacou o compromisso social do Intermunicipal. "O Intermuniipal faz um trabalho social. Há muitos jogadores com menos de 23 anos - isso diminui a criminalidade do município e acaba sendo um trabalho social bacana", falou à reportagem.
 
A Tarde também lembrou da grande contribuição do campeonato ao futebol brasileiro e mundial, como revelador de grandes craques, e lembrou a visibilidade obtida pela competição com a parceria entre a FBF e a TVE, emissora detentora dos direitos de transmissão, através do Governo do Estado e do IRDEB.
 
Há cinco anos, em 2014, o próprio jornal A Tarde descreveu a dimensão do Intermunicipal em outra grande reportagem. Dois anos antes, em 2012, a Revista Placar, de circulação nacional e uma das maiores do segmento esportivo no Brasil, também dedicou uma reportagem inteira sobre o certame baiano.
 
A revista deu destaque à fama de "reveladora de craques" do certame, que fez surgirem grandes nomes do futebol mundial, que representaram o país nos principais torneios internacionais.
 
Afinal, não foram poucos os jogadores revelados que serviram e servem a clubes do Brasil e até do exterior, como Edilson Capetinha. O atacante baixinho e rápido deu dor de cabeça a muitos zagueiros pelo mundo afora, após ter iniciado a carreira na Seleção de Castro Alves, entre 1988 e 1989. Edilson, em 2002, conquistou o título mais importante do futebol mundial, o de campeão do mundo com a Seleção Brasileira.
 
Além do Capetinha, outros grandes craques saíram do Intermunicipal, como Raimundo Nonato, o Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia e que iniciou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Aldair, zagueiro tetracampeão do mundo pelo Brasil, que começou na Seleção de Ilhéus; Júnior Nagata, também penta pelo Brasil, começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções; Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, que iniciou na Seleção de Valença, inclusive sendo artilheiro em 1999, com 16 gols; Neto Berola, que deu seus primeiros passos no futebol pela Seleção de Buerarema, em 2008, e passou por Vitória, Atlético (MG), Coritiba, entre outros; Vandick, que defendeu a Seleção de Conceição do Coité, além de Bahia e Flamengo; Charles, revelado na Seleção de Itapetinga e campeão brasileiro pelo Bahia; Washington, que iniciou na Seleção de Valença e fez história no Atlético (PR) e no Fluminense; Jorge Campos, que atuou na Seleção de Ipiaú e no Bahia e Atlético (MG); Claudir, que começou na Seleção de Vitória da Conquista e também foi campeão brasileiro pelo Bahia; Uelliton, que defendeu a Seleção de Euclides da Cunha, se profissionalizou no Vitória e passou por Cruzeiro e Coritiba; Paulão, zagueiro revelado na Seleção de Simões Filho, com passagens por Internacional, Vasco e América (MG); Rodrigão, que passou por diversas Seleções, a última delas Itapetinga, em 2013, defendeu clubes como Santos e Bahia, e hoje atua no Coritiba, entre outros.
 
E novas promessas continuam surgindo na competição. Recentemente, o Vitória acertou as contratações do lateral-direito Van e do volante Gabriel Bispo junto ao Bahia de Feira. Ambos também saíram do Intermunicipal. O primeiro se destacou em São Francisco do Conde, Cachoeira, Conceição da Feira e Santo Antônio de Jesus. O segundo brilhou pelas seleções de Porto Seguro e Itamaraju.
 
Já o Bahia se reforçou com o goleiro Geovane, eleito o melhor da posição no Intermunicipal 2018, pela Seleção de Itamaraju. 
Reprodução / A Tarde





 

NOTCIAS

15/09/2019

DEFINIDOS OS CONFRONTOS DA 2ª FASE DO INTERMUNICIPAL 2019

Confira as seleções que seguem na disputa
12/09/2019

FBF ANTECIPA JOGOS DO GRUPO 5 DO INTERMUNICIPAL

Confrontos decisivos foram antecipados para a manhã de domingo
12/09/2019

FBF DIVULGA ARBITRAGEM DA 6ª RODADA DO INTERMUNICIPAL 2019

Rodada decisiva definirá as últimas classificadas para a 2ª fase
09/09/2019

INTERMUNICIPAL TEM 31 SELEçõES CLASSIFICADAS PARA A 2ª FASE

Restam 17 vagas para a próxima fase
05/09/2019

FBF DIVULGA ARBITRAGEM DA 5ª RODADA DO INTERMUNICIPAL 2019

Penúltima rodada da 1ª fase terá 30 jogos
05/09/2019

PRESIDENTE DA LIGA DE SANTO AMARO ELOGIA O INTERMUNICIPAL

Luís Rogério Sena foi recebido pelo presidente da entidade, Ricardo Lima
03/09/2019

FBF ANTECIPA ITARANTIM X SãO JOSé DA VITóRIA, PELA 5ª RODADA

Duelo será realizado no sábado (7)
01/09/2019

COM GOLEADAS, ITAMBé E CACHOEIRA SE DESTACAM NA 4ª RODADA

Maragojipe, São José da Vitória e Itajú do Colônia também goleiam
29/08/2019

FBF DIVULGA ARBITRAGEM DA 4ª RODADA DO INTERMUNICIPAL 2019

Confira os árbitros e assistentes escalados por partida
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 81
  • CLASSIFICAÇÃO  POS  PTS 
    Cachoeira 1 16
    Itarantim 2 16
    Santo Amaro 3 15
    Camacan 4 14
    Pojuca 5 13
    Pau Brasil 6 13
    Nazaré 7 13
    Maragojipe 8 13

    ÚLTIMA GALERIA

    Jogo de abertura do Intermunicipal 2019

    Geral - 05/08/2019

    Itamaraju vence Porto Seguro por 2 a 0 (Fotos: Geovan Santos/Ligeirinho no Esporte)

     

    Campeonato Intermunicipal
    © Todos os direitos reservados