FBF esclarece coluna publicada pelo Correio*

Por FBF, 10 de Jan 2012 - 17h21

Na edição do último domingo (8), o jornal Correio* publicou uma coluna de Esporte onde o tema principal foi o Campeonato Baiano. Porém, o texto, assinado pelo jornalista Marcelo Sant'Ana, apresentou inverdades sobre a competição.

Intitulada de Contagem regressiva, a coluna (foto) traz informações distorcidas e sugestões de melhorias que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) já pratica e incentiva a cerca de três anos. Além disso, o referido jornalista critica o calendário de competições, que segue o determinado pela CBF, e os estádios, que são constantemente vistoriados pela entidade.

Para orientar o torcedor e apresentar as verdades dos fatos, a FBF esclarece, abaixo, o que foi citado pelo jornalista.

1-  O jornalista sugere à FBF seguir o exemplo da FIFA e UEFA, não sabendo o mesmo que já praticamos este incentivo há pelo menos três anos. Os clubes do interior que avançam para a fase semifinal recebem cotas a mais que os outros nos rateios de patrocínio, bem como o clube do interior que avançar para a final, como foi o caso do Bahia de Feira, que além de receber da FBF, também recebeu da NER Produções Artísticas. Informamos ainda que os dois clubes que acessam ao Campeonato Brasileiro da Série D, além de receberem de forma igual os valores arrecadados em fundo criado para a Série “D”, a FBF disponibiliza um valor para ajuda de custo de transporte e hospedagem em cada partida fora do seu mando de campo.

2-   A FBF todos os anos religiosamente realiza vistorias em todos os estádios e das deficiências encontradas oficializa os Srs. Prefeitos e presidentes de clubes, solicitando melhorias em todos os aspectos, segurança, comodidade, acesso, gramados, refletores etc, e gradativamente têm acontecido melhorias.

3-   O calendário é disposto pela CBF, por tanto não serão apenas Bahia e Vitória prejudicados, mas os 20 clubes da Série A, os 20 da Série B, além dos clubes das outras Séries, que obedecem a este mesmo calendário.

4-   O interior conquistou dois títulos nos últimos seis anos, como poderia ter conquistado mais quatro, como em 2001 (Juazeiro), 2002 (Fluminense), 2003 (Catuense), 2008 (Vitória da Conquista e Itabuna). As performances dos clubes dentro de campo não dependem da FBF e sim da competência de cada clube. Atlético (MG), Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Botafogo, Vasco da Gama, todos campeões brasileiros, também foram rebaixados em Campeonatos Brasileiros.

Mais uma vez, a FBF continua à disposição de todos para dirimir quaisquer tipos dúvidas. 

 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE