FBF e Sudesb acertam últimos detalhes para a Copa 2 de Julho

Por Marcos Mendonça - Comunicação FBF, 28 de Jun 2013 - 10h12

Um encontro entre o presidente da Federação Bahia de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o coordenador de Excelência da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Sinval Vieira e o presidente do Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (Sinbaf), Arilson Bispo da Anunciação, definiu, na manhã desta quinta-feira (27), os últimos detalhes para a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17.

Na reunião, foi firmado um convênio para que a arbitragem da competição seja toda de profissionais da Bahia, designados pela entidade máxima do futebol no estado. A FBF, que presta total apoio ao torneio organizado pela Sudesb, também se comprometeu a ajudar na divulgação de matérias e resultados de cada rodada no seu site oficial.
 


Todo o cuidado dos dirigentes e desportistas se deve à importância da Copa, vista como a principal competição da categoria do Brasil. O brilho da Copa 2 de Julho é tanto que já atingiu invadiu o cenário do futebol internacional, com as participações de clubes de diversos países e da Seleção Brasileira.  

“A FBF desde a primeira edição apoia a competição na parte logística, com material esportivo e cessão da arbitragem. A Federação não faz somente as escalas, como remunera os árbitros e participa da divulgação deste importante torneio. Além disso, por intermédio do presidente Ednaldo Rodrigues conseguimos sempre a vinda da Seleção Brasileira para participar e abrilhantar ainda mais a competição. Somos muito gratos a tudo isso”, agradeceu Sinval Vieira.
 


Já para o árbitro do quadro da CBF e representante de todos os demais profissionais do apito na Bahia, Arilson Bispo da Anunciação, a Copa 2 de Julho serve também para  proporcionar aos árbitros locais jogos que os credenciem a alcançar voos altos na profissão, visto que serão 105 partidas de grandes times e sempre com clássicos.

“A competição é fundamental para os árbitros de futebol porque é internacional, inclusive árbitros surgiram na Copa 2 de Julho e hoje em dia fazem parte do quadro da FBF e CBF, a exemplo de Diego Pombo”, lembrou.

A competição, realizada pelo Governo do Estado, através da Sudesb e em parceria com a FBF, tem como principal objetivo promover a inclusão social, por meio do esporte, além de ser um celeiro de craques para o país.
 


A Competição

A sétima edição da Copa 2 de Julho de futebol Sub-17 começará nesta segunda-feira, dia 1° de julho. Serão 36 equipes e dará ao público baiano a oportunidade de acompanhar jogos de alto nível até o dia 13 de julho, data da grande final.  Em 2012, o Vitória sagrou-se campeão invicto ao vencer o Cruzeiro na decisão.

A abertura oficial da edição 2013 acontecerá no estádio Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, com rodada dupla. Na primeira partida, às 15h, a Seleção local enfrentará o Atlântico Esporte Clube. Já às 16h30, a Seleção Brasileira duelará com o Nuevo Horizonte, time boliviano que sempre está presente na disputa.

Na primeira fase, cada equipe disputará cinco jogos, em turno único, dentro de cada grupo. Os dois melhores de cada grupo estarão classificados para a fase seguinte da Copa.

História:

A Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, cujo nome homenageia a data da independência da Bahia, foi criada em 2007 e fez sucesso logo em sua primeira edição, que contou com grandes equipes como Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Vasco, Palmeiras, Figueirense, Fluminense, Goiás e Atlético Mineiro. Ambos disputaram a competição com Bahia, Vitória e outros clubes e seleções municipais do Estado.

Na segunda edição, a competição passou a ser internacional, com a presença de cinco equipes estrangeiras: América e Santos, do México; Unión Desportiva Maracaibo, da Venezuela; Oriente Petrolero, da Bolívia; e Academia, do Canadá. Além de outras 30 equipes brasileiras, com destaque para: Internaciona-RS, Atlético Paranaense, Fluminense, Bahia, Vitória, Coritiba, Goiás e Figueirense.

Já em 2009, a Copa ganhou ainda mais destaque com a participação da Seleção Brasileira da categoria, que se preparava para o Mundial sub-17 daquele ano. O Brasil quebrou o domínio do Internacional na competição, eliminando o Colorado na semifinal. Na decisão, no Armando Oliveira, em Camaçari, contra a Portuguesa, a Seleção venceu por 2 a 0, com gols de Romário e Wellington Silva.

O Inter de Porto Alegre, ao lado da Seleção Canarinho, lideram o ranking de títulos com duas conquistas cada. Em seguida aparecem São Paulo e Vitória, que conquistaram somente um troféu.

 

Confira a divisão dos grupos e a tabela da Copa 2 de Julho 2013:
 


GRUPO A
 
GRUPO B
 
GRUPO C
 
ABB ABC / RN Cruzeiro / BA
Atlântico Redenção Irecê
Nuevo Horizonte Sel. Catu Paysandu
Simões Filho Sel. Mata de São João Salvador
Sel. Brasil Serrano Sel.Cachoeira
Sel. Lauro de Freitas Vitória Sel. Conceição da Feira
 


GRUPO D
 
GRUPO E
 
GRUPO F
 
Carmópolis / SE Bahia Corinthians / AL
CRB / AL Galícia Juazeiro
Leônico Juazeirense S. F. Conde
Sel. Itaparica Náutico Sabiá / MA
Sel. Salinas da Margarida Sel.Camaçari Sel. Saubara
Sel. Sto. Ant. de Jesus Sel. Dias D'Ávila Vitória da Conquista
 

CONFIRA A TABELA E O REGULAMENTO  DA COPA:
 
Tabela
 

Regulamento


*Com informações: sudesb.ba.gov.br

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE