História da Liga de Araças

Por Monise Alves, 15 de Jul 2011 - 14h27


Após a visita à sede da FBF nesta semana, a Liga Desportiva de Araças, tem o prazer de informar como foi contruida a história da mais nova fundação aliada a Federação Bahiana de Futebol. E aproveitando o ensejo a seleção terá nessa sexta-feira (15/07) um amistoso contra a  Seleção de Alagoinhas no Estádio Carneirão em Alagoinhas como preparação para o Intermunicipal 2011.

História da Liga

Precisamente em junho de 2004, Luciano Schramm começou a idealizar a Liga Desportiva de Araçás — entidade que vem a representar o esporte no município — Luciano Schramm formou a primeira Diretoria da Liga com o apoio de Hamilton Trindade Lucas (Pres. do Juventude) e Pascoal Santos da Cruz (Pres. do Cruzeiro).

Em seguida, depois de algumas reuniões, Luciano Schramm elaborou o Estatuto Oficial da LDA, criou o CNPJ e registrou em Cartório de Títulos e Documentos esta relevantre entidade. Assim, no dia oito de janeiro de 2007 nascia a Liga Desportiva de Araçás.

Antigamente, o futebol em Araçás era praticado em um campo de chão, onde é hoje a Rodoviaria. Por este campo, desfilaram verdadeiros craques como o Sr Aloisio, zagueiro de área, Pedrinho, lateral esquerdo, Dario, zagueiro xerife, Irineu, lateral direito, além de Caroço e Fanta volantes que protegiam a defesa. Ainda tinha, Beco, Sapo, Ivo, Nuquinha, Del, Beto, Gili, João, e tantos outros craques da bola.

Mais pra frente surgiram Bué, Lindinaldo, Galo, Abel, Gil, Welington, Ephrem, Edmilson, Adailton, Amônio, Bira, Luciano, Lardinho, Lió, e o fenomenal Pedoca. Com o crescimento natural e desordenado do vilarejo, o local foi dando espaço a novas construções e acabando com o único espaço de prática do futebol. Entretanto, a paixão do povo araçaense pelo futebol, fez surgir um novo campo de barro, onde é hoje a feira livre. Ali, os atletas e as crianças desenvolviam suas habilidades. Em 1989, o antigo vilarejo passou a município.

Atualmente

Em 2011 Araçás participará pela primeira vez do Campeonato Intermunicipal. A Liga conta com o apoio da população que faz doações para manter a Seleção local. O mando de campo durante a competição será no estádio Antonio Carneiro (Carneirão) em Alagoinhas, cidade a 23 km de Araçás.

A cidade recebeu com louvor a inesperada notícia da participação na competição e a entidade "Federação Bahiana de Futebol" até então desconhecida no município tornou-se um símbolo de "satisfação" em meio aos torcedores. O projeto é modesto, os atletas araçaenses tem uma boa perspectiva sobre a competição e mesmo sem apoio das iniciativas pública e privada esperam passar pelo menos da primeira fase.

Atualmente 4 clubes são registrados oficialmente na LDA, São eles o Cruzeiro E.C. e o Juventude E.C. (clubes fundadores), o River E.C. e o C.R.B (Clube Recreativo da Biriba).

Comissão Técnica

A comissão técnica da LDA para o Intermunicipal 2011 será formada por Luciano Schramm, Hamilton Lucas, Pascoal Santos, Adailton Santos e Aílton Silva.


 FONTE: Liga Desportiva de Araças

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE