Começa nesta quinta-feira a festa do futebol

Por Comunicação FBF, 13 de Jun 2018 - 14h59

Desde a sua primeira edição, em 1930, no Uruguai, com a participação de 13 seleções, o Brasil esteve presente em todas as Copas do Mundo de Futebol. E nesta quinta-feira (14), ao meio-dia (horário de Brasília), começa o 21º Mundial, na Rússia, que abre a competição contra a Arábia Saudita, no Estádio Olímpico Lujiniki (na foto acima), em Moscou, pelo Grupo A. A Seleção Canarinho estreia no próximo domingo (17), às 15h, contra a Suíça, na Arena Rostov, na cidade de Rostov On Don.
 
Os Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles, nos EUA, não planejavam incluir o futebol como parte do programa devido à baixa popularidade desse esporte nos Estados Unidos, onde é chamado de soccer. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional (COI) também discordavam da condição de amadores dos jogadores de futebol.
 
Desta forma, a FIFA decidiu realizar sua própria competição mundial de futebol, a Copa do Mundo, que teve sua primeira edição no Uruguai, em 1930. As equipes que participariam foram convidadas pela entidade máxima do esporte para mandar suas seleções. No entanto, a cara e longa viagem transatlântica até o país sul-americano intimidou os europeus.
 
O então presidente da FIFA, Jules Rimet, acabou persuadindo as seleções da Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia a fazerem a viagem. No total, 13 seleções participaram da primeira Copa do Mundo da história – sete da América do Sul (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Paraguai), quatro da Europa (França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica) e duas da América do Norte (Estados Unidos e México).
 
A Seleção Brasileira teve uma participação modesta na Copa de 1930, sendo eliminada na primeira fase: perdeu na estreia por 2 a 1 para a Iugoslávia e goleou a Bolívia por 4 a 0. O primeiro campeão mundial foi justamente o Uruguai, que derrotou a Argentina por 4 a 2, na final.
 
Agora, na Rússia, serão 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro equipes. Duas delas se classificam para as oitavas de final, que já ocorrem no sistema mata-mata. Os vencedores passam para as quartas de final, semifinal, até a grande final.

O futebol baiano está representado na Copa do Mundo. O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, se encontra com a diretoria da CBF, na Rússia, onde acompanhará a Seleção Brasileira na luta pelo hexa (Leia mais aqui).

Clique aqui e confira a tabela completa da 1ª fase no portal da CBF
 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE