Barcelona e Botafogo disputam título da Série B no próximo domingo

Chegou a hora de o torcedor baiano conhecer o novo integrante da elite do futebol da Bahia. A única vaga na Série A do Baianão 2022 será decidida no próximo domingo (8), às 15h.

Botafogo e Barcelona disputam o acesso. O vencedor, além da vaga, também conquistará o título da Série B 2021.

Um dos clubes mais tradicionais do futebol baiano, o Botafogo busca seu segundo título da Série B. Fundado em 1914, o Mais Simpático, como também é conhecido, foi campeão da divisão de acesso em 2012.


Premiação da Série B do Baianão 2021

O Alvirrubro ainda possui outros 13 títulos profissionais. Sete deles de Campeão Baiano, conquistados em 1919, 1922, 1923, 1926, 1930, 1935 e 1938, o que o tornou o 4º maior detentor de títulos do estado, e seis do Torneio Início, conquistados em 1924, 1925, 1940, 1948, 1952 e 1963.

Em 2020, o Botafogo fixou-se definitivamente na cidade de Senhor do Bonfim, no, e passou a se chamar Botafogo Bonfinense. Agora, seis anos depois da sua última participação em competições oficiais, o clube pode conquistar mais um título e voltar à elite do estado.

Seu oponente, o Barcelona, é o caçula da competição. Fundado em 2019, na cidade de Ilhéus, sequer completou dois anos. Mas, o pouco tempo de campo não impediu o Barça de chegar à sua primeira decisão e já disputar o acesso neste campeonato, o segundo da sua história.


Troféu de campeão da Série B

As equipes chegam para a partida final com campanhas parecidas, o que mostra o equilíbrio do confronto. Em sete jogos, ambas venceram quatrro vezes. O Botafogo ainda empatou uma partida e perdeu duas. O Barcelona não teve empates e perdeu três.

O time bonfinense marcou 14 gols, sofreu oito e tem um saldo positivo de seis, com 61,9% de aproveitamento. A equipe ilheense marcou 12 gols e também sofreu 12. O aproveitamento é de 57,1%.

No confronto direto, o Botafogo está na frente. O clube venceu os dois duelos disputados até aqui. Na primeira fase, goleada por 5 a 1, no dia 11 de julho, no Estádio Pedro Amorim. Na partida de ida da final, no mesmo local, triunfo de virada por 2 a 1.


Troféu Bola de Ouro de goleiro menos vazado

Em vantagem, o Mais Simpático só precisará de um empate na partida de volta. Já o Barça precisará de uma vitória por dois gols de diferença, ou por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. 

O duelo decisivo será realizado no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Além do título e do acesso, o vencedor levará o troféu "Campeão Baiano de Futebol Profissional Série B 2021".

O troféu foi apresentado pela Federação Bahiana de Futebol. Assim como na Série A, o modelo se tornou fixo.


Troféu Chuteira de Ouro de artilheiro da Série B

Serão premiados, ainda, o goleiro menos vazado, com a bola de ouro, e o artilheiro da competição, com a chuteira de ouro. Disputam a artilharia os atletas Eduardo e Ramires, do Barcelona, com seis e quatro gols marcados, respectivamente, e Vitinho, do Botafogo, também com quatro gols marcados.