CBF adota plataforma FIFA DTMS para o registro de transferências nacionais de atletas

A temporada 2023 começará com novidades para os clubes brasileiros, entre eles os baianos. Passará a ser utilizada no país uma nova plataforma para registros de atletas.

A CBF adotou a Domestic Transfer Matching System (FIFA TMS), uma plataforma da FIFA que já era utilizada para registros de transferências internacionais de atletas. Com isso, a ferramenta, que ganhou uma versão em língua portuguesa, passa a ser adotada também para registros e transferências domésticas, dentro do próprio futebol brasileiro.

O objetivo, segundo a CBF, é "assegurar maior transparência e conformidade quanto ao registro das informações relevantes envolvendo as transferências domésticas de atletas".

Serão replicados os mesmos procedimentos adotados atualmente nas transferências internacionais, em que os dados são lançados pelos clubes junto ao FIFA TMS, e, uma vez obtido o respectivo Certificado de Transferência, o registro é finalizado na plataforma GestãoWeb e publicado no BID.

Diretor de Registros e Transferências da Federação Bahiana de Futebol, Felipe Quadros explicou como será o início da nova ferramenta. "Inicialmente, a CBF exigirá a utilização do FIFA DTMS, juntamente com o Gestão WEB, para uma fase de adaptação nesse inicio de temporada. Provavélmente será uma obrigatoriedade ao iniciar as competições nacionais para os clubes das series A e B. Mas, no ano que vem, o objetivo da CBF é estender essa obrigatoriedade aos demais clubes do Brasil", disse.

Os clubes receberão login e senha para acessarem um ambiente de testes desenvolvido pela FIFA, com liberdade para explorar a ferramenta e simular operações. Tanto clubes como federações participam de treinamento junto à CBF nestas terça (29) e quarta-feira (31).

"Estamos à disposição dos nossos clubes para orientar e tirar dúvidas que podem surgir neste início de operação. A FBF dará total apoio aos seus filiados para que tudo seja feito corretamente", concluiu Felipe Quadros.

Fotos: Reprodução/FIFA