Com início em 25 de setembro, Baianão Sub-15 e Sub-17 tem fórmula definida por FBF e clubes

Com o avanço da vacinação na Bahia e a redução significativa nos casos de Covid-19, mais uma competição voltará a ser disputada neste ano. De fora do calendário em 2020, devido à pandemia, o Baianão Sub-15 e Sub-17 terá sua edição 2021 iniciada em 25 de setembro.

Nesta quarta-feira (25), a Federação Bahiana de Futebol e os clubes participantes se reuniram para a Reunião do Conselho Técnico do campeonato. Na sede da entidade, foram definidos grupos, fórmula de disputa e outros detalhes.

Serão 12 participantes, divididos em dois grupos na primeira fase. No Grupo 1, ficaram Bahia, ABB, Camaçariense, Canaã, Leônico e Olímpia. Já o Grupo 2 será formado por Vitória, Bahia de Feira, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Ypiranga.

Na fase de classificação eles se enfrentarão em jogos apenas de ida, dentro de cada grupo. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final.

As quartas de final passarão a ser disputadas em jogos de ida e volta, com a seguinte distribuição dos grupos: Grupo 3 (1º do GR 1 x 4º do GR 2), Grupo 4 (1º do GR 2 x 4º do GR 1), Grupo 5 (2º do GR 1 x 3º do GR 2) e Grupo 6 (2º do GR 2 x 3º do GR 1).

Os vencedores de cada grupo fazem a semifinal, também com jogos de ida e volta, e divididos nos grupos 7 (1º do GR 3 x 1º do GR 5) e 8 (1º do GR 4 x 1º do GR 6). Os dois vencedores, em cada categoria, decidem os títulos em dois jogos.

As partidas da categoria Sub-15 serão disputadas em dois tempos de 35 minutos cada. As do Sub-17, em dois tempos de 45 minutos. Serão permitidas seis substituições por jogo, em no máximo três atos no decorrer da partida, desconsiderando o intervalo.

As duas categorias seguirão os protocolos de segurança, planejamento do futebol baiano, diretriz técnica da CBF e guia médico, já utilizados nas demais competições da FBF.

A reunião do Conselho Técnico teve o comando da Diretoria da FBF, representada pelo vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, o diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, e o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros.

A entidade divulgará em breve a tabela e o regulamento da competição.

Clique aqui e confira mais imagens da reunião