Confira detalhes sobre VAR, arbitragem e outras novidades do Baianão

A Reunião do Conselho Técnico do Baianão 2023 foi realizada nesta quarta-feira (26). Na sede da Federação Bahiana de Futebol, a diretoria da entidade e os clubes se reuniram para apresentação da fórmula e definições de aspectos técnicos da Série A.

Além de detalhes como acesso e descenso e vagas nas competições nacionais, no encontro foram tratados outros temas importantes para o fortalecimento do estadual.

Confira um resumo abaixo:

VAR - O árbitro de vídeo está garantido. O VAR será novamente utilizado nas finais da competição.

Arbitragem - Mais uma vez, a FBF anunciou que arcará com os custos de arbitragem de todos os jogos da fase de classificação. A medida visa a redução dos custos para os clubes, que poderão investir na formação de suas equipes.

Futebol Feminino - Também ficou definido que, a partir de 2024, a disputa do Baianão Feminino será obrigatória para todos os dez clubes da Série A, um alinhamento às medidas adotadas pela CBF e a Conmebol, e a busca por uma valorização ainda maior da categoria no futebol baiano.

Laudos Técnicos - Os laudos técnicos dos estádios deverão ser entregues até o dia 20 de novembro. Caso não sejam entregues até o prazo estipulado, a FBF irá programar as partidas para estádios que possuam laudos vigentes, e os custos serão assumidos pelo clube mandante.

Bola - A bola oficial do Baianão será da marca Topper, empresa brasileira especializada em artigos para futebol.

"São avanços que promovemos a cada ano, sempre em busca de um futebol baiano mais forte e unido. O VAR veio para ficar e já está estabelecido no nosso Baianão. Com o pagamento dos custos de arbitragem da 1ª à 9ª rodada, nos buscamos ajudar os clubes, reduzir os custos para que eles possam investir nos seus elencos e, assim, montarem equipes fortes para que tenhamos um campeonato equilibrado e bem disputado. Já obrigatoriedade do futebol feminino a partir de 2024 segue uma tendência. Em breve será obrigatório em todo o futebol brasileiro e a FBF se antecipa, para que todos os nossos filiados estejam prontos. É uma medida importante, precisamos também valorizar e fortalecer o futebol feminino", disse o presidente da FBF, Ricardo Lima.

Leia Mais
Conselho Técnico define detalhes do Baianão 2023; confira


Foto: Maurícia da Matta / FBF