Dia histórico: diretoria da FBF marca presença em Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol

O futebol brasileiro deu mais um importante avanço nesta quarta-feira (24). Na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, foi realizado o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol.

O evento, idealizado pelo presidente da entidade, o baiano Ednaldo Rodrigues, marcou o início do novo momento contra o preconceito no esporte. Com uma programação extensa e diversas personalidades e autoridades, o seminário debateu o racismo e a luta contra o preconceito no futebol e na sociedade.

Imbuída na luta contra o racismo e a violência no futebol baiano e ciente da importância do esporte como uma ferramenta de inclusão social no estado, a Federação Bahiana de Futebol não ficou de fora. A entidade foi representada por sua diretoria no dia histórico para o futebol.

Participaram do seminário o Presidente da FBF, Ricardo Lima, o Vice-Presidente, Manfredo Lessa, e a Diretora de Competições, Taíse Galvão. Além deles, compareceram o auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, Hélio Santos Menezes Júnior, o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), Ten Cel PM Elbert Vinhático, e o Presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani.

Outras personalidades marcaram presença, como o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, o diretor executivo e o fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho. O Presidente da FIFA, Gianni Infantino, participou por meio de vídeo.

Grandes nomes da cultura brasileira e vozes importantes na luta contra o racismo, os baianos Gilberto Gil, lenda da música nacional e liderança da cultura negra no país, e Antônio Pitanga, ator e diretor, destaque no Cinema Negro brasileiro, foram convidados de honra.

Primeiro negro a ocupar o cargo de Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues explicou sua intenção com a realização do seminário. "Fiz questão de realizar esse evento aqui na sede da CBF para mostrar ao mundo do futebol e aos preconceituosos que ainda frequentam os estádios do país e do mundo que estamos lutando para bani-los. Sabemos que a realidade é dura. Mas estamos aqui para mudar. Acredito que somente com a pena desportiva sendo imposta diretamente ao clube o racismo e o preconceito deixarão o futebol. Não há mais espaço para racista no século XXI", disse.

O Presidente da FBF, Ricardo Lima, comemorou o sucesso do evento. "O presidente Ednaldo foi muito feliz em realizar este seminário. O racismo e a violência infelizmente ainda estão presentes no meio do futebol, mas precisam ser banidos. Não há mais espaço para preconceito e a FBF vai combater com todas as forças o racismo e a violência no futebol baiano. Todos nós, dirigentes de clubes e Federações, precisamos abraçar essa causa e combater essas práticas lamentáveis no futebol brasileiro. O futebol é ferramenta de inclusão social, é esperança de dias melhores para milhões de jovens brasileiros. Logo, não pode ser palco para episódios de racismo e violência", afirmou.

Durante o evento foram apresentados os números do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol 2021. A pesquisa, organizada pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, aponta que o registro de casos de racismo em 2022 já igualou a quantidade acumulada em todo o ano de 2021. Também fizeram parte da programação de palestras e debates, temas como Combate ao Racismo e à Discriminação, Desenvolvimento da Segurança e Prevenção do Racismo e da Violência, e Cooperação em Segurança e contra o Racismo no Futebol Sul-americano.

A plateia do seminário foi formada, ainda, por convidados como os Vice-Presidentes e Diretores da CBF, Presidentes de Clubes e Federações, profissionais de imprensa e líderes de torcidas de todo o país.

Clique aqui e confira mais fotos

Fotos: Lucas Figueiredo / CBF