Ex-jogadores discutem gestão de futebol na FBF

Ter uma boa administração, tanto administrativa como financeira, é de grande importância para as entidades ligadas ao futebol, sejam elas Federações, clubes ou ligas. Por isso, cada vez mais, profissionais da área têm investido em cursos de gestão.

Esse foi o tema de uma reunião na sede da Federação Bahiana de Futebol. O bate-papo reuniu três ex-jogadores profissionais da Bahia, Silvio Mendes Júnior, Fábio Costa e Nadson Souza.

Os três passaram por diversos clubes brasileiros, entre eles Bahia e Vitória, e do exterior. Hoje, ambos trabalham com o futebol, mas fora de campo.

Mendes Júnior, ex-atacante, é colaborador da FBF, junto ao Departamento e Competições, gerido pela diretora Taíse Galvão, e também assessor da presidência da entidade. Fábio Costa, ex-goleiro, tem realizado cursos, entre eles o de gestão da CBF, para se aperfeiçoar na carreira de gestor. Ele vem comparecendo à FBF para conhecer a estrutura da entidade e o funcionamento dos departamentos. Já Nadson, também ex-atacante, tem atuado na reorganização da gestão do Serrinha Esporte Clube (SEC), que trabalha para retornar aos gramados em breve.

O trio de ex-atletas ainda recebeu a visita, durante o encontro, do vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa.

CARREIRAS

Fábio Costa - Natural de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Fábio Costa iniciou a carreira na divisão de base do Bahia, mas se profissionalizou no Vitória. No Rubro-Negro, ele despontou para o cenário nacional.

Após deixar o Leão, o goleiro passou por Santos, Corinthians, Atlético-MG e São Caetano-SP. Na carreira, também conquistou títulos como o Campeonato Brasileiro, em 2002 (Santos) e 2005 (Corinthians), e foi bicampeão do Campeonato Paulista, em 2006 e 2007, ambos pelo Peixe.

Fábio Costa ainda chegou à Seleção Brasileira. Pela Seleção Olímpica, ele ganhou o Torneio de Toulon e o Pré-Olímpico, em 1996 e 2000, respectivamente. Já pela Seleção Principal, disputou a Copa das Confederações, em 2001.

Mendes Junior - Silvio Mendes da Paixão Junior é natural de Salvador e iniciou a carreira no Galícia. Atacante, ele ainda passou por clubes como Catuense, Heerenveen-HOL, Botafogo-RJ, Oriente Petrolero-BOL, Figueirense, Vila Nova, Náutico, Mogi Mirim, Guarani, Portuguesa, Vitória, Peñarol-URU, Juventude, Sertãozinho, Bahia, Paysandu, Águia de Marabá, Novo Hamburgo, Remo, CSA, Penedense, Araxá e Brasiliense.

O ex-jogador, além de funcionário da FBF, também possui cursos na área de gestão e licenças da CBF.

Nadson - Nadson Rodrigues de Souza é natural de Serrinha e foi revelado pelo Vitória. O atacante tem no currículo, ainda, passagens por Suwon Samsung Bluewings-COR, Corinthians, Vegalta Sendai-JAP, Bahia, Sport, Jacuipense, América-RN, Al-Shamal-QAT, Ypiranga, Lagarto, São Mateus e URT.

Ele defendeu, também, a Seleção Brasileira.