FBF e CBF parabenizam Baiaco pelo aniversário de 75 anos

A Federação Bahiana de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol parabenizaram o ex-jogador Baiaco pelo aniversário comemorado neste domingo (7). O ídolo tricolor completou 75 anos.

O presidente da FBF, Ricardo Lima, enalteceu a história do ex-atleta. "Baiaco é um ídolo não só do Bahia, mas do futebol baiano por tudo que ele fez e conquistou. Um dos grandes jogadores revelados no nosso futebol e merece ser lembrado sempre", disse.

Já o mandatário da CBF, Ednaldo Rodrigues, lembrou os feitos do baiano. "Baiaco é um dos grandes nomes do nosso futebol. Fez história pelo Bahia. Muitos se lembram da atuação dele no jogo do Bahia contra o Santos, em 1969, quando Pelé tinha 999 gols. Baiaco não deu descanso ao Rei do futebol e adiou a festa do milésimo gol. Desejo ao Baiaco muita saúde e alegrias", afirmou.

Conhecido por ser um exímio marcador, Baiaco jogou no Bahia por 13 anos (1968-1981) e conquistou 10 títulos pelo clube, além de ter participado de toda a campanha do inédito Hepta-Campeonato Estadual (1973 a 1979).

No dia 16 de novembro de 1969, o ex-volante Baiaco esteve em campo na partida contra o Santos de Pelé, na Fonte Nova, em Salvador (BA). O Rei do Futebol estava com 999 gols e buscava o milésimo tento. Porém, o atleta natural de São Francisco do Conde não deu brecha e fez uma marcação implacável em Pelé, que saiu sem balançar as redes. O jogador do Esquadrão de Aço ainda marcou um gol na partida, que terminou empatada em 1 a 1.

Foto: Divulgação/EC Bahia