FBF realiza inédito Conselho Técnico do Intermunicipal

Pela primeira vez na história, uma reunião de Conselho Técnico foi realizada para o Intermunicipal. O evento inédito aconteceu na tarde desta sexta-feira (3) e definiu detalhes para o retorno da maior competição de futebol amador do país após dois anos de ausência no calendário por conta da pandemia de Covid-19.

A Federação Bahiana de Futebol promoveu o encontro no modelo remoto, por meio da plataforma Zoom. Participaram mais de 60 presidentes e representantes de ligas desportivas municipais.

Na reunião foram definidos detalhes para a edição 2022 do campeonato. Quanto à fórmula de disputa, foi mantida a mesma utilizada nas últimas edições. Na primeira fase, grupos regionalizados com jogos de ida e volta. A partir da segunda fase, grupos de duas seleções como jogos mata-mata de ida e volta.

Sobre a faixa etária, foram mantidos, em respeito às seleções que se inscreveram para o Intermunicipal em 2021 e mantiveram seus elencos para este ano, os limites de 20 atletas até 23 anos (completados em 2022), dez atletas sem limite de idade e cinco atletas até 25 anos (completados em 2022). Porém, foi definido que a partir de 2023 os limites de idade serão modificados para fortalecer o papel do Intermunicipal de competição reveladora de jovens atletas para o futebol profissional.

Ainda no encontro, os filiados também aprovaram o início da competição para o dia 31 de julho. O término será decidido após um estudo da FBF para ajustar o calendário, com objetivo de que o campeonato seja encerrado antes da Copa do Mundo, que será iniciada em 21 de novembro, no Catar.

Além dos aspectos técnicos, a FBF também anunciou novidades. A primeira delas referente ao troféu de campeão e vice-campeão do Intermunicipal. As taças foram imortalizadas com o nome de Ednaldo Rodrigues Gomes, atual presidente da CBF e ex-presidente da FBF. A proposta foi apresentada pelo presidente Ricardo Lima e aprovada por unanimidade.

"Ednaldo dedicou 30 anos da sua vida ao futebol baiano. Foram 18 anos como presidente da entidade, quatro como vice-presidente e oito como diretor do Interior. Durante essas três décadas, a paixão dele sempre foi o Intermunicipal. Sem desmerecer nenhum outro presidente que por aqui passou, Ednaldo fez muito por essa competição e hoje chegou ao topo da pirâmide do futebol brasileiro, que é a presidência da CBF. É justa essa homenagem a ele. A partir desta edição, os troféus passam a levar o nome do nosso amigo Ednaldo", disse Ricardo Lima.

Outra novidade diz respeito à premiação. A FBF dobrou o valor da premiação da competição, que era de R$ 30 mil, para R$ 60 mil. Além disso, a entidade negocia uma parceria para incluir como prêmio um carro zero quilômetro. O resultado dessa negociação será anunciado às ligas até o final da fase de classificação.

Inscritas - Até aqui, 55 seleções já estão inscritas no Intermunicipal 2022, mas o número pode aumentar. A FBF ainda analisa outras dezenas de pedidos de inscrições. A lista final, com nomes de todas as participantes, será divulgada em breve.

A Reunião do Conselho Técnico foi comandada pelo presidente da FBF, Ricardo Lima. Participaram, também, o vice-presidente da entidade, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, e o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros.

As ligas e a FBF voltam a se reunir no mês de julho, antes da primeira rodada, para o tradicional Congresso do Intermunicipal, que será voltado para confraternização entre os filiados. A data e o local do evento também serão anunciados posteriormente.