Projeto da Defensoria Pública, com apoio da FBF, é indicado a prêmio jurídico nacional

O projeto "Jovens no Estádio", idealizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia em parceria com a Federação Bahiana de Futebol, vai concorrer a uma das maiores premiações da área jurídica no país. A iniciativa foi indicada a uma das categorias da 18ª edição do Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O projeto surgiu no ano de 2016, mas foi aprimorado em 2018, após a assinatura de um convênio entre a FBF e a Defensoria Pública. A ação possibilitou adolescentes e jovens que respondem por prática de ato infracional e que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa ou internação provisória em uma unidade de atendimento socioeducativo, assim como crianças e adolescentes residentes em abrigos, a assistirem jogos oficiais de futebol nos estádios da Bahia.

Nas visitas, os participantes ainda realizaram tour em praças esportivas. O projeto é realizado a cada ano, mas está suspenso devido aos protocolos contra a pandemia da Covid-19, que impede a presença de público nos estádios baianos. Assim que possível, as visitas às praças serão retomadas.

"Jovens no Estádio" tem como objetivo viabilizar a reinserção dos selecionados na comunidade, fomentando práticas desportivas, incentivando o lazer como forma de promoção social, possibilitando a ampliação da visão de mundo e oportunidades, já que se trata de jovens com vivência em abandono social e histórico de vulnerabilidades.

A autoria do projeto é dos defensores públicos Maria Carmen de Albuquerque Novaes e Ricardo Claudio Carillo Sá, e do coordenador da Especializada Criminal e de Execução Penal, Pedro Paulo Casali Bahia.

Os vencedores serão conhecidos no final deste ano, em uma cerimônia em Brasília.

"A Federação Bahiana de Futebol parabeniza a Defensoria Pública do Estado da Bahia pela indicação ao prêmio e se sente honrada em poder participar desta importante ação. Nós reafirmamos a parceria neste projeto de sucesso, com a certeza de que as visitas dos jovens aos estádios serão retomadas assim que as autoridades sanitárias permitirem", celebrou o presidente da entidade, Ricardo Lima.

Fotos: Divulgação / Defensoria Pública