Secretaria de Promoção da Igualdade Racial propõe parceria com a FBF para combate ao racismo

O racismo não faz parte do futebol e deve ser extinto da sociedade. Mas, episódios de discriminação ainda são vistos em estádios pelo país.

Para combater a prática e eliminar os casos na Bahia, a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial propôs à Federação Bahiana de Futebol uma parceria para a luta contra o racismo.

Nesta quinta-feira (30), a Coordenadora Executiva da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, Ilza Francisca da Cruz, esteve na sede da entidade para apresentar a proposta. Representando a Secretária Ângela Guimarães, ela se reuniu com a Diretora de Competições da FBF, Taíse Galvão.

O objetivo da Secretaria é realizar ações dentro e fora dos estádios em dias de jogos. As ferramentas utilizadas seriam desde faixas com frases para o público, como panfletagem e entrada de times em campo com camisas da campanha.

"Recebemos com muita alegria a proposta da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. É uma causa muito importante e terá total apoio da FBF. Não podemos mais permitir que nosso futebol, o esporte mais amado do Brasil, seja palco de casos de racismo. A discriminação não combina com o esporte. Estaremos juntos nestas ações para sensibilizar o torcedor baiano", disse Taíse Galvão.

O objetivo é que a parceria se estenda por toda a temporada, em todos os jogos realizados no estado. A ideia é dar o pontapé inicial à campanha no próximo domingo (2), na final do Baianão 2023, entre Bahia e Jacuipense, na Arena Fonte Nova.