Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

A vez das mulheres: oito árbitras baianas são escaladas para jogos do final de semana

17/09/2021 às 19:05 | Comunicação

Número expressivo é inédito na arbitragem baiana

#

Um fato inédito ficará marcado na história da arbitragem baiana neste final de semana. Pela primeira vez, um número expressivo de mulheres foi escalado para atuar em jogos oficiais.

Serão oito árbitras em campo, sete delas na rodada decisiva da primeira fase do Baianão Feminino. A oitava atuará na Série C do Brasileirão.

Trata-se de Daniella Coutinho Pinto, de Feira de Santana e do quadro nacional. Ela foi escalada pela CBF como assistente da partida entre Novorizontino-SP e Paraná, neste sábado (18), às 19h, no Estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte-SP.

Já na competição estadual, a Comissão Estadual dos Árbitros de Futebol da Bahia escalou árbitras assistentes em todas as partidas. No confronto entre Fluminense e Juventude, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, atuarão Danila Borges Martins (CBF/Itaberaba) e Jaiala Pereira dos Santos (FBF/Alagoinhas).

No duelo entre Lusaca e Vitória, no Fernando Ferreira Lopes, em Camaçari, trabalharão Patrícia dos Reis do Nascimento (CBF/Salvador) e Iara Janaína Rubinatti do Nascimento (FBF/Salvador). Já para o embate entre Bahia e Doce Mel, no CT Evaristo de Macedo, em Dias d'Ávila, foram escaladas Jessica Alves da Costa Almeida (FBF/Alagoinhas) e Isadora Brizora Damasceno Moreira (FBF/Lauro de Freitas).

Todos os jogos do Baianão Feminino serão realizados no domingo (19), com início às 15h.

O presidente da CEAF-BA, Jailson Macedo Freitas, comemorou o acontecimento inédito para a arbitragem baiana. "São árbitras promissoras e, das sete, três já estão no quadro nacional. E temos outras já preparadas para também chegar à CBF. Todas elas foram testadas para Covid-19 e algumas já receberam a segunda dose da vacina. Estão todas orientadas pela CEAF. Sempre fazemos reuniões técnicas antes dos jogos, para fortalecer e passar tranquilidade e motivação aos nossos árbitros. É inédito e nos deixa muito contentes e orgulhosos termos cada vez mais mulheres na arbitragem", disse.

Jailson ainda agradeceu à FBF pelo apoio. "Não podemos esquecer o apoio que recebemos da FBF, do presidente Ricardo Lima. Ele nos dá muita confiança para esse trabalho", completou.

Confira abaixo a escala das árbitras baianas:

Novorizontino-SP x Paraná
Série C do Brasileirão - 17ª rodada
Data - 18/09/2021, às 19h

Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza (CBF/BA)
Assistente 1: Daniella Coutinho Pinto (CBF/BA)
Assistente 2: José dos Santos Amador (CBF/BA)

Clique aqui e acesse a escala do Baianão Feminino