Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Confira os perfis do presidente e vice-presidente da FBF

04/05/2022 às 16:00 | Comunicação

Ricardo Lima e Manfredo Lessa foram reeleitos nesta quarta (4)

#

Ricardo Lima e Manfredo Lessa foram reeleitos presidente e vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol, respectivamente, nesta quarta-feira (4). Os dirigentes permanecerão à frente da entidade no quadriênio 2023-2027.

Lima e Lessa possuem longa história na FBF. Ambos chegaram jovens à entidade máxima do futebol baiano e construíram trajetórias de destaque.

Confira abaixo os perfis dos dirigentes:

Ricardo Lima (Presidente)

Formado em Análise de Sistemas pela Fundação Visconde de Cairu, Ricardo Nonato Macedo de Lima ingressou na Federação Bahiana de Futebol em 2004, como estagiário do Departamento de Tecnologia da Informação.
 
Durante sua trajetória na entidade, ele atuou, também, como Delegado Financeiro e passou pelos Departamentos de Competições e de Registros. Neste último, foi coordenador, subdiretor e diretor.
 
Em 2014, Ricardo Lima foi eleito vice-presidente da FBF para o mandato de 2015 a 2018 do presidente Ednaldo Rodrigues Gomes. Já em 2018, aos 36 anos de idade, ele foi eleito presidente da entidade por aclamação, ao lado de Manfredo Lessa Pinto, como seu vice-presidente. Seu primeiro mandato vai até janeiro de 2023.

O primeiro mandato do dirigente foi marcado pela superação. Surpreendido com a pandemia da Covid-19 em 2020, ele precisou fazer diversos ajustes na entidade para vencer a batalha e manter o futebol baiano fortalecido. 

Casado e pai de um filho, Ricardo Lima, hoje aos 40 anos, também celebrou conquistas durante o mandato. O dirigente foi duas vezes escolhido chefe da Delegação da Seleção Brasileira pela CBF. 

A primeira em 2020, quando chefiou a Seleção Pré-Olímpica em amistosos de preparação para os Jogos Olímpicos, no Egito. Já a segunda em março de 2022, quando chefiou a delegação da Seleção Principal nos jogos contra Chile e Bolívia, pelas duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Também neste ano, o presidente da FBF foi eleito Secretário Geral do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional e Suas Entidades Estaduais de Administração e Ligas (Sindicato do Futebol), e membro do membro do Conselho Consultivo da CBF como representante de toda a região Nordeste.

Manfredo Lessa (Vice-presidente)

Manfredo Lessa Pinto tem 55 anos e é advogado na área empresarial e desportiva, com especialização em responsabilidade civil. Formado pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), ele fez pós-graduação na Universidade Estácio de Sá, no curso de Direito Civil e Processual Civil. É casado e pai de dois filhos.
 
Em 1993 foi procurador do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia. No ano seguinte entrou na Federação Bahiana de Futebol, no cargo de assessor jurídico.
 
De 2009 a 2015 foi vice-presidente da FBF, na gestão de Ednaldo Rodrigues Gomes. Já até 2018, Manfredo Lessa exerceu o cargo de coordenador jurídico da entidade maior do futebol baiano.
 
Eleito novamente vice-presidente em 2018 e reeleito nesta quarta-feira, o dirigente é também sócio do Escritório Lessa Pinto, Cavalcante, Diniz e advogados associados.


Fotos: Max Haack / FBF