26/10/2022 às 17:25 | Comunicação
Reunião foi realizada nesta quarta (26), na sede da FBF
Campeonato estadual mais antigo do Nordeste e um dos pioneiros no Brasil, o Baianão ganhou forma para sua edição 2023. Na tarde desta quarta-feira (26), na sede da Federação Bahiana de Futebol, em Lauro de Freitas-BA, foi realizado o Conselho Técnico do campeonato.
O tradicional evento reuniu contou com as presenças de presidentes e representantes dos dez clubes participantes (Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Itabuna, Jacobinense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória), profissionais de imprensa, representantes da Polícia Militar e convidados.
A diretoria da FBF, representada pelo Presidente, Ricardo Lima, o Vice-Presidente, Manfredo Lessa, a Diretora de Competições, Taíse Galvão, o Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e o Presidente da Ceaf-BA, Jailson Macedo, conduziu o encontro. Também sentou à mesa o Diretor-Geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves.
No local foram definidos aspectos técnicos da competição, como a fórmula de disputa, acesso, descenso e classificações às competições nacionais.
Fórmula - A fórmula de disputa do Baianão 2023 será a mesma utilizada em 2022. Os dez clubes irão compor o mesmo grupo, de número 1, na primeira fase.
Em disputa de pontos corridos, com jogos apenas de ida, avançarão para a segunda fase (semifinal), os quatro melhores colocados. Os quatro classificados serão divididos nos Grupos 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º) para a semifinal, que acontecerá em jogos de ida e volta. Os dois vencedores decidirão o título em duas partidas da final.
Acesso e Descenso - Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Série B do Baianão 2024. Já o campeão e vice-campeão da Série B 2023 ascenderão à Série A do ano seguinte.
Caso a Série B de 2023 venha a ser disputada por um número de equipes inferior a dez, portanto, independentemente do número inicial de inscritos, apenas a equipe que ficar em último lugar na primeira fase da Série A 2023 será rebaixada e, consequentemente, tão somente a equipe campeã da Série B 2023 ascenderá à Série A 2024. Portanto, ficou mais uma vez definido que é condição para o rebaixamento de duas equipes, e acesso também de duas, a participação de, no mínimo, de clubes na Série B do próximo ano.
Copa do Brasil - Terão direito à 1ª, 2ª e 3ª vagas da Copa do Brasil 2024 o campeão, vice-campeão e terceiro colocado do Baianão 2023.
Copa do Nordeste - A equipe campeã do Baianão 2023 terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste de 2024. A segunda vaga do Nordestão será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
Já a terceira vaga, para disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Campeonato Brasileiro, a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
As vagas na Copa do Nordeste são definidas através das diretrizes técnicas da Diretoria de Competições da CBF.
.jpeg)
Brasileirão Série D - Terão direito às duas vagas na Série D do Brasileirão 2024 as equipes melhores colocadas no Baianão, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada à equipe campeã da competição que a FBF realizar no segundo semestre, com 5 clubes da Série A e 5 da Série B estadual.
O Baianão 2023 será iniciado no dia 10 de janeiro e encerrado no dia 9 de abril. O regulamento e a tabela básica da competição serão divulgados nas próximas horas.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Conselho Técnico
Fotos: Maurícia da Matta / FBF