Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Obrigado, Alessandro! Assistente baiano deixa o quadro da FIFA após mais de duas décadas

09/11/2022 às 16:10 | Comunicação

FBF homenageia o profissional

#

Chegar à FIFA não é tarefa fácil, mas é o sonho de qualquer árbitro. Manter-se no quadro internacional é ainda mais difícil. 

Mas, um baiano conseguiu a incrível marca de atuar por 21 anos como árbitro assistente FIFA. Trata-se de Alessandro Álvaro Rocha de Matos.

Nesta semana, Alessandro se despede do quadro internacional aos 46 anos. Profissional de destaque, ele acumulou prêmios e marcas na carreira. 

Foram atuações em diversas competições nacionais e internacionais, como as Eliminatórias da Copa do Mundo, Libertadores, Copa Sul-Americana, Mundiais de base, e torneios sul-americanos de base e amistosos de seleções. O baiano também conquistou premiações de melhor árbitro assistente de campeonatos como o Baianão e o Brasileirão, onde atuou em mais de 300 jogos, marca que lhe rendeu uma homenagem da CBF no início deste ano (foto).

Alessandro ingressou no quadro de arbitragem da CBF em 1997. Quatro anos depois, ele estreava na FIFA, onde se manteve até o final da temporada 2022.

Admirador da carreira de Alessandro Matos, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima agradeceu ao profissional. "Só temos que agradecer por tudo que Alessandro fez representando a arbitragem da Bahia. Sobre sua carreira, não hesito em afirmar que foi o melhor árbitro assistente que já vi atuar. Se manter por 21 anos no quadro da FIFA não é fácil. Isso mostra a qualidade e competência que ele sempre teve", disse o dirigente.

Obrigado, Alessandro!