Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Voa, Luanderson! Jovem assistente baiano é novo integrante do quadro da FIFA

09/11/2022 às 16:14 | Comunicação

FBF parabeniza o profissional

#

A arbitragem baiana tem um novo integrante no quadro de arbitragem da FIFA. Trata-se do jovem Luanderson Lima dos Santos.

O árbitro assistente de 27 anos recebeu a notícia na noite desta terça-feira (8), após anúncio da CBF. Ao saber da novidade, ele não conteve a emoção.

"Quando recebi a notícia, coloquei os joelhos no chão e agradeci primeiramente a Deus, pois sem ele nada disso seria possível. Depois liguei para minha família e choramos e comemoramos muito. Claro que meu coração disparou. Comecei a suar frio. As lágrimas rolavam de maneira incontrolável. O frio na barriga, a emoção e a alegria de conquistar tudo aquilo que você sempre sonhou. Um sonho virou realidade. Um jovem baiano do interior, negro, nascido em comunidade, filho de uma empregada doméstica e um vendedor, conseguiu chegar à elite da arbitragem mundial. É realmente para chorar e tremer. Sei de onde eu vim, sei quem eu sou e valorizo cada conquista", disse.

Mas, apesar das comemorações, Luanderson entende que o posto alcançado também exigirá muita dedicação. Consciente e preparado, ele prometeu agarrar a oportunidade com unhas e dentes. "Agora é hora de manter o foco, pés no chão, pois o trabalho é contínuo e não para", completou.

Carreira - Luanderson Lima iniciou na arbitragem ainda criança, aos 10 anos. Dois anos depois, ele ingressou no projeto social DBAF e começou a apitar. Com 15 anos, ele foi convidado pelo então Presidente da Federação Bahiana de Futebol e hoje Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para fazer parte do quadro estadual.

Já o ingresso no quadro da CBF aconteceu há seis anos, logo após ele completar 21 anos. Aos 27, em 2023, o baiano estreará como árbitro do cobiçado quadro da FIFA.

Presidente da FBF, Ricardo Lima comemorou o crescimento de Luanderson e fez elogios ao profissional. "Uma alegria enorme poder ver Luanderson chegar à FIFA. Sou testemunha do seu esforço, dedicação, responsabilidade. Ele mostrou que tem qualidade e merece estar nesse lugar. Desejo todo sucesso à ele e tenho certeza que, com sua competência já comprovada, terá uma carreira de destaque também no quadro internacional. A FBF está ao lado e à disposição de Luanderson para o que ele precisar", disse o dirigente.