Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Com presença do presidente da FBF, Audiência Pública debate volta da torcida mista em clássicos

14/09/2023 às 12:57 | Comunicação

Ricardo Lima participou das discussões na Assembleia Legislativa da Bahia

#

A volta da torcida mista em clássicos do futebol baiano foi tema de discussão na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa da Bahia. Uma Audiência Pública, presidida pelo ex-jogador e Deputado Estadual Bobô, foi realizada para tratar da viabilidade do retorno.

O Presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, foi convidado a sentar-se à mesa diretora do evento e participou da discussão. Ele esteve acompanhado do Diretor Administrativo de Financeiro da entidade, Marcelo Araújo.

Também participaram do debate o Presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, o Vice-Presidente do Esporte Clube Bahia, Vitor Ferraz, o Comandante do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), Tenente Coronel Elbert Vinhático, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA), Marcos Bomfimos, os Deputados Estaduais Roberto Carlos, Fabrício Falcão, Fátima Nunes, Zó e Matheus Ferreira, além de representantes do Ministério Público, Sudesb, ABCD e membros da sociedade civil.

Todos puderam opinar sobre o tema e ouvir da Polícia Militar as medidas de segurança necessárias para uma possível volta da torcida mista aos estádios baianos em clássicos.

Desde 2018 não há um clássico Ba-Vi com torcidas de Bahia e Vitória juntas no estado. Rubro-Negro e tricolores só podem comparecer aos clássicos com mandos de campo dos seus times.

"Parabenizo o Deputado Estadual Bobô pela iniciativa de realizar essa Audiência Pública. Foi muito importante para as discussões sobre a volta da torcida mista. Todos nós crescemos e nos acostumamos a ver estádios cheios, com festas das duas torcidas, alegria, confraternização. O futebol é isso, é união, celebração. A presença de torcidas de Bahia e Vitória em um Ba-Vi engrandece o clássico, fortalece os clubes e o futebol baiano. Mas, todos sabemos que isso exige uma colaboração de todos, principalmente dos torcedores, para que episódios de violência não manchem nosso esporte. Futebol não combina com violência. A FBF está à disposição das autoridades para colaborar com o que for preciso na busca pelo entendimento que nos permita voltar a ir a um estádio, assistir a um jogo ao lado de um amigo ou um parente que torça para um clube que não seja o mesmo que o meu. Mas precisamos levar em consideração alguns fatores, como o alinhamento com a Polícia Militar e o Ministério Público, o que é imprescindível. Eles têm a expertise, sabem o que é melhor para nossa segurança e como devemos retornar. Não devemos ter pressa, pois estamos tratando de vidas", comentou Ricardo Lima.