11/10/2023 às 14:03 | Comunicação
Competição é realizada pela Sudesb
Com compromisso de desenvolver e fortalecer cada vez mais o futebol feminino no estado, a Federação Bahiana de Futebol apoiará a 2ª edição da Copa Loreta Valadares. A competição é realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
O lançamento da copa aconteceu na última segunda-feira (9), no Estádio de Pituaçu. Estiveram presentes o Diretor Geral da Sudesb, Vicente Neto, a Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, a organizadora do campeonato, Dilma Mendes, e o Instrutor de Arbitragem da CEAF-BA, Cláudio Aragão, que representou a FBF.
No local foi anunciado que a competição contará com 24 equipes, sendo 16 da categoria adulta e oito Sub-17 de Salvador e municípios da Região Metropolitana. No adulto, serão quatro grupos de quatro equipes cada. Já na categoria de base, a disputa terá dois grupos de quatro.
Os jogos serão realizados nos estádios de Pituaçu, em Salvador, de Itinga, em Lauro de Freitas, e no Centro de Treinamentos do Barradão, do Esporte Clube Vitória, sempre aos sábados. A bola começa a rolar no dia 21 de outubro e o encerramento está previsto para a primeira quinzena de dezembro.
Loreta Valadares – Loreta Kiefer Valadares nasceu em Porto Alegre (RS), em 1943. Feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, mudou-se com a família para Salvador quando tinha seis anos. Na ditadura, foi presa política e exilada, retornando ao Brasil em 1980, momento em que se tornou professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, cargo ocupado até sua aposentadoria.
A professora e militante Loreta faleceu em 2004, após uma árdua luta de séria cardiopatia adquirida em decorrência da tortura sofrida à época do regime militar. Mas como legado de sua trajetória de 61 anos de existência, deixou uma importante contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.
*Com informações da Sudesb
Fotos: Marcus Carneiro/Sudesb