16/11/2023 às 16:51 | Comunicação
Confira taças do Intermunicipal 2023
Não há troféu mais cobiçado no futebol não profissional. Afinal, não à toa, o Intermunicipal Ednaldo Rodrigue Gomes é considerado a Copa do Mundo do futebol não profissional.
Levantar a taça que leva o nome do presidente da Confederação Brasileira de Futebol é motivo de orgulho para milhões de apaixonados pelo esporte mais praticado no país. Mas, só uma cidade chegara a esse feito em 26 de novembro.
Itamaraju ou Porto Seguro ficará com o troféu de campeã da competição em 2023. As duas seleções disputarão o título do campeonato e darão início à batalha no próximo domingo (19), em Porto Seguro.
Nesta quinta-feira (16), a três dias da largada, a Federação Bahiana de Futebol apresenta os troféus, de campeã e vice-campeã. A premiação ainda conta com medalhas e troféus de artilheiro e goleiro menos vazado da edição.
As taças, que se tornaram fixas na gestão do presidente Ricardo Lima, ganharam o nome de Ednaldo Rodrigues Gomes em 2022, assim como o próprio Intermunicipal. Aprovada por unanimidade pelas ligas desportivas, as mudanças foram uma homenagem ao ex-presidente da FBF e atual mandatário da CBF que tanto fez pela competição.
Finalistas - Itamaraju e Porto Seguro já conhecem o sabor da vitória na maior competição de futebol não profissional do mundo. Juntas, elas possuem cinco títulos, sendo quatro de Itamaraju (2002, 2004, 2018 e 2019) e um de Porto Seguro (2010).
Em busca do pentacampeonato, Itamaraju chega à decisão quatro anos depois, e com a melhor campanha. Em 16 jogos disputados até aqui, foram 12 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Os itamarajuenses marcaram 34 gols e sofreram 12.
Já Porto Seguro, que tentará o bicampeonato, há 13 anos não disputava o título. Assim como a adversária, a seleção porto-segurense também perdeu apenas uma partida das 16 feitas. Mas, venceu nove e empatou seis. Marcou, ainda, 23 gols e sofreu só sete.
No próximo domingo, a primeira das duas batalhas promete colocar ainda mais emoção nesta decisão. Mas, no Extremo Sul ou no Sul da Bahia, a nova casa do troféu Ednaldo Rodrigues Gomes só será conhecida em 26 de novembro.