19/06/2024 às 17:10 | Comunicação
Saiba todos os detalhes da edição deste ano da competição
A Federação Bahiana de Futebol e os clubes participantes definiram nesta quarta-feira (19), em Reunião do Conselho Técnico, o formato do Baianão Feminino 2024. O evento foi realizado na sede da entidade, em Lauro de Freitas-BA.
O destaque ficou por conta do aumento no número de clubes. De oito, em 2023, o campeonato passa a contar com dez equipes nesta edição.
Disputarão o estadual o Atlético, Jequié, Lusaca, Bahia, Jacuipense, Vitória, FSA, Barcelona, Jacobina e Juazeirense.
Na reunião, os representantes das equipes escolheram, por maioria de votos, a fórmula de disputa com dois grupos de cinco clubes cada na fase de classificação.
Após sorteio, o Grupo 1 ficou formado por Vitória, Jacobina, Juazeirense, FSA e Lusaca. Já o Grupo 2 terá Bahia, Barcelona, Jequié, Atlético e Jacuipense.
Na primeira fase, eles se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro de cada grupo. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para a semifinal, que também será disputada no sistema de ida e volta, assim como a final.
O campeão baiano garantirá vaga na Série A3 do Brasileirão Feminino 2025, desde que não faça parte de outra série da competição nacional. Neste caso, a vaga ficará para o melhor colocado que não faça parte de uma das séries do Brasileirão.
O Conselho Técnico foi comandado pela diretoria da FBF, representada pelo Vice-Presidente, Manfredo Lessa, pela Diretora de Competições, Taíse Galvão, e pelos Diretores de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo.
O Baianão Feminino 2024 será iniciado em 4 de agosto. A final está prevista para acontecer em 17 de novembro.
Fotos: Luiz Dias/FBF