26/09/2024 às 14:34 | Comunicação
Competição é apoiada pela CBF
O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, esteve na sede da CBF nesta quinta-feira (26). Ele participou do sorteio da primeira etapa da Taça dos Povos Indígenas.
A competição, que tem o apoio da entidade, reunirá 2.400 atletas de 48 etnias de todas as regiões do país. O objetivo, segundo a entidade, é valorizar a cultura e as tradições dos povos originários, oferecer oportunidades de inclusão social e fazer do futebol uma plataforma de desenvolvimento e aprendizado.
O evento foi apresentado pelo ator Klebber Toledo e pela atriz indígena Zahy Tentehar. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também esteve presente e enalteceu o campeonato.
"Carrego no sangue, com muito orgulho, esta ancestralidade. A Taça dos Povos Indígenas é uma grande oportunidade para reafirmar esta identidade e promover, por meio do futebol, o resgate e a celebração da força de nossa cultura. E mais que uma simples competição esportiva, representa a luta por um futuro de dignidade, respeito e inclusão. A CBF quer e vai estar ao lado disso, assumindo a sua responsabilidade de pensar o futebol muito além das quatro linhas e muito além do futebol profissional", disse o dirigente, que é o primeiro negro e nordestino a presidir a CBF.
Além de Ednaldo Rodrigues e Ricardo Lima, também participaram do evento o ministro em exercício dos Povos Indígenas, Luiz Eloy Terena, o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor no Ministério do Esporte, Athirson, o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Gustavo Vieira, e a CEO da FourX Entertainment, organizadora da Taça, Líbia Miranda.
A competição - A Taça dos Povos Indígenas será dividida em quatro etapas. A primeira será realizada entre 26 e 30 de novembro e contará com povos do Centro-Oeste e do estado do Tocantins, com mais de 500 participantes e 12 etnias: Rikbaktsá, Kayapó, Krahô, Karajá, Kadiwéu, Terena, Kalapalo, Bororo, Guarani Kaiowá, Xunaty, Yawalapiti e Xerente.
As demais etapas acontecerão entre fevereiro e junho de 2025, com etnias das regiões Nordeste, Sul/Sudeste e Norte. Cada etnia será representada por um time masculino e um feminino.
As partidas serão disputadas na Aldeia Multiétnica, localizada em uma área de preservação próxima a Alto Paraíso de Goiás (GO), no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
Fotos: Rafael Ribeiro/CBF