Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF parabeniza Ednaldo Rodrigues

27/01/2025 às 11:00 | Comunicação

Presidente da CBF faz aniversário nesta segunda-feira (27)

#

A Federação Bahiana de Futebol parabeniza o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pela passagem do seu aniversário nesta segunda-feira (27). O dirigente tem dado enorme contribuição ao futebol brasileiro.

Durante seu mandato, a CBF fortaleceu os campeonatos nacionais profissionais, femininos e de base, com aumento do investimento. A entidade também obteve destaque internacional na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial no futebol, além da defesa dos direitos humanos.

Ednaldo Rodrigues Gomes é baiano, natural do município de Vitória da Conquista, onde iniciou sua trajetória no futebol como atleta amador, tendo sido tetracampeão no União Atlético Clube, da sua cidade.

Em seguida, ele presidiu a Liga Conquistense de Desportos Terrestres entre 1979 e 1983, tendo se sagrado campeão do Campeonato Intermunicipal. Em 1993, ingressou na Federação Bahiana de Futebol (FBF) como Diretor de Futebol Intermunicipal, assumindo posteriormente a Diretoria de Futebol e a Diretoria de Registros e Transferências. Quatro anos após, em 1997, tornou-se Vice-Presidente.

No ano de 2001, Ednaldo Rodrigues foi eleito pela primeira vez e por aclamação, presidente da Federação Bahiana de Futebol. Na entidade, ele foi reeleito por mais três mandatos até assumir a Vice-Presidência da CBF em 2019. Dois anos depois, em 2021, o baiano foi escolhido pelo Conselho de Administração para gerir a CBF interinamente. Por fim, em 2022, ele foi eleito em Assembleia Geral Eleitoral para exercer a presidência da entidade máxima do futebol brasileiro até 2026.

Sua trajetória de sucesso lhe rendeu várias premiações e homenagens, como a Comenda Dois de Julho, mais alta honraria outorgada pela Assembleia Legislativa da Bahia às pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade. Ednaldo Rodrigues também foi homenageado pela FBF e suas Ligas Desportivas filiadas, que aprovaram a mudança do nome da maior competição de futebol não profissional do mundo para Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF