Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Clubes da Série B recebem palestra sobre diretrizes da arbitragem para a competição

29/04/2025 às 09:56 | Comunicação

Instrutores da CEAF-BA estiveram em dois clubes

#

Será dada a largada nesta quarta-feira (30) à disputa pelas duas vagas na elite do futebol baiano em 2026. O Baianão Série B 2025 será iniciado e adotará todas as novidades definidas pela FIFA no que diz respeito às regras de arbitragem.

Por isso, três dos clubes que disputarão a competição solicitaram à Federação Bahiana de Futebol a palestra sobre as diretrizes da arbitragem. Tratam-se do Galícia Esporte Clube, da Associação Desportiva Bahia de Feira e do SSA FC.

O presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia, Jailson Freitas, o vice-presidente, Vidal Lopes, e o instrutor Carlos Vidal visitaram os Centros de Treinamentos dos três clubes antes de a bola rolar. No local, eles conversaram com atletas e comissões técnicas sobre as novas regras de arbitragem, definidas pela International Football Association Board (IFAB), entidade que rege as leis do futebol mundial.

Entre as novidades está o contato com os árbitros dentro de campo. Apenas o capitão de cada equipe terá autorização para conversar com arbitragem da partida.

Outra nova regra está relacionada à atuação do goleiro. Os arqueiros terão limite de oito segundos para colocar a bola em jogo. Os árbitros farão a contagem visualmente em campo e, se o limite do tempo com a bola em mãos for excedido, será marcado escanteio ao time adversário do atleta.

Já sobre os casos de racismo, a FBF adotará na competição o protocolo global antirracista da FIFA. Árbitros, jogadores ou oficiais da competição poderão denunciar um ato racista cruzando os braços em forma de X.