18/03/2012 às 22:04 | Comunicação
Nação rubro-negra comemora este que pode ser considerado o primeiro grande clássico baiano de verdade, em 2012, dando trabalho ao Bahia que segue com folga de 4 pontos.
Pouco mais de 23.000 pessoas compareceram ao Estádio Manoel Barradas, neste domingo (18), para prestigiar o inveterado confronto entre Bahia e Vitória. São 6.000 pessoas a menos que o clássico anterior, aquele pouco memorável encontro de fevereiro, o do 0 a 0.
Essa meia dúzia de milhares de torcedores perdeu, desta vez, um jogo digno. O rasgar de sedas, o nervosismo e a confusão do “deixa que eu deixo (para a próxima)”, marcantes no duelo em Pituaçu, não estiveram presentes lá no Barradão.

Vitória x Bahia - 15ª rodada. Foto: Correio*
O Vitória, confortável no aconchego de sua própria selva, congregou seu bando leonino nas arquibancadas para uma clara mensagem de esperança. Aos 6 minutos viria Neto Baiano apresentar-se a Marcelo Lomba com uma introdução, acompanhada de um aporte de Gabriel Paulista aos 8.
Até então, Vitória 2x0 Bahia. O susto foi sentido, porém este não seria o Tricolor de Aço se viesse a ficar abalado apenas com isso e para o SuperSouza esse ronronar do rubro-negro foi um estímulo para intimidar o arqueiro Renan, indo à forra com seu gol aos 21 minutos, conseqüência de um pênalti.
Aquele não seria o Esquadrão se tivesse parado por ali. Essa reação propulsora foi o bastante para um lance catalisador, dois minutos depois, ativado pela fórmula SuperSouza + Júnior x Morais + Gabriel (chute, cruzado) = Placar Equilibrado. Vitória 2x2 Bahia.
A primeira etapa ainda não estava concluída. Na verdade, muitas jogadas assertivas buscavam seu lugar, para os dois times, todavia os cálculos plotavam bem apenas no plano das táticas dos comandantes.
O Leão estava acuado, de fato. Entretanto, o que todos sabem é que num mano-a-mano com uma fera encurralada, ou se lhe abate pela jugular em autodefesa, ou se apela para a Sorte e outras entidades.
Aos 46 minutos, um Bahia ofegante está prestes a desertar a arena para recobrar o fôlego no intervalo, eis que Geovanni finaliza a emboscada com um tento, em cobrança de falta.
Para o segundo tempo, volta o gladiador tricolor, em chagas, àquele coliseu. Ele próprio carregado do vermelho-carmim de sangue ainda fresco em alguns lugares e do preto-avermelhado da coagulação em outros.
Mesmo em vantagem, o Vitória não conseguiu fazer mais danos. O Bahia tampouco alcançou uma tréplica. Assim foram esses outros 45 minutos finais, uma investida aqui, outra ameaça ali. Ambos contendores exauridos em força deixaram o campo com a certeza de um ótimo jogo, sobretudo o Leão, que continua ocupando a vice-liderança na tabela, mas agora só quatro pontos atrás.
Ficha técnica:
Vitória 3X2 Bahia - 15ª rodada do Campeonato Baiano 2012.
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador (BA)
Data: Domingo, 18 de março de 2012
Horário: 16h.
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido
Assistentes: Álvaro Rocha Matos (FIFA) e Kleber Moradillo da Silva
Público: 23.093 pagantes
Renda: R$533.095,00
Gols: Neto Baiano, Gabriel Paulista e Geovanni (aos 5, aos 7 e aos 46 minutos do primeiro tempo, respectivamente) para o Vitória; Souza e Gabriel (aos 19 e aos 25 minutos do primeiro tempo, respectivamente) para o Bahia
Cartões amarelos: Gabriel Paulista, Uelliton e Geovanni (Vitória); William Matheus e Titi (Bahia)
Vitória: Renan; Nino, Gabriel, Victor Ramos e Mansur; Uelliton, Michel, Pedro Ken (Rodrigo Mancha) e Geovanni; Marquinhos (Rildo) e Neto Baiano (Dinei). Técnico: Toninho Cerezo.
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Donato, Titi e William Matheus; Lenine, Fahel, Gabriel (Magno), Morais (Ávine); Júnior (Rafael) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.