Foi encerrado na noite desta sexta-feira (13), o segundo dia da Pré-Temporada para Árbitros de Futebol da Bahia. Uma série de atividades foi realizada durante todo o dia.
Pela manhã, os trabalhos começaram cedo no estádio do Barradão, onde os árbitros e assistentes, sob o comando do instrutor futuro III e ouvidor de arbitragem da CBF, Paulo Jorge Alves, além dos instrutores CBF, Kleber Moradillo, Belmiro da Silva e Raimundo Carneiro, treinaram situações e decisões de jogo.
Ainda em campo, todos participaram de uma atividade em equipe de impedimento ajustado; posicionamento, colocação e deslocamento com a bola em jogo; aproximação das áreas penais e interpretação da regra.
Aspirante do quadro de arbitragem da FIFA, o árbitro Jaílson Macedo, elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade baiana. "A FBF não está devendo nada a ninguém. Esse trabalho técnico e físico mostra a preocupação da entidade em melhorar o quadro da arbitragem. Todos saem deste treinamento apto para apitar qualquer competição, seja intermunicipal, estadual e nacional” destacou.
Após as atividades, os profissionais do apito retornaram para o Hotel Alah Mar, onde almoçaram e se prepararam para a tarde de palestras e provas. Às 16h, os profissionais resolveram questões baseadas em exames da CBF e assistiram vídeo-aulas sobre importância do árbitro em cumprir as regras dentro das quatro linhas .
Por fim, Paulo Jorge, instrutor que participou de cinco jogos na Copa do Mundo em 1994, afirmou que a arbitragem baiana está entre os cinco melhores quadros do país e vê uma crescente evolução do estado. “Jaílson Macêdo é a prova do excelente trabalho da FBF, pois foi o 2º árbitro que mais trabalhou no Campeonato Brasileiro da série A esse ano” completou.