Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Gandhy: Afoxé completa 65 anos de luta pela paz

18/02/2014 às 17:05 | Comunicação

Parceria com a FBF foi destaque nos últimos anos

#
Perfumar as ruas de Salvador e espalhar a paz por onde passam são características marcantes dos Filhos de Gandhy. O mais belo afoxé do Carnaval baiano completa, nesta terça-feira (18), 65 anos de fundação.
 
O início dessa história começou lá atrás, no ano de 1949. Um grupo de amigos que trabalhava como estivadores do porto de Salvador decidiu colocar um bloco carnavalesco para desfilar nas ruas da capital baiana, mesmo com os problemas políticos da época.
 
Apesar dos mais de 100 inscritos, apenas 36 saíram às ruas no primeiro dia. Com medo da reação da Polícia, muitos deles não compareceram.


 

 
Os ideais de luta semelhante aos do líder hindu, Mahatma Gandi, que havia sido assassinado um ano antes, em 1948, fizeram com que os componentes do grupo adotassem o nome "Filhos de Gandhy", sugerido por Durval Marques da Silva, conhecido como “Vavá Madeira”. A alteração na grafia do nome, com a inclusão do "dh" e o "y" no lugar do "i" foi a forma encontrada por Almir Filho, fundador do bloco, de evitar represálias.
 
Muitos anos se passaram e o Gandhy, como é carinhosamente chamado, cresceu, ganhou milhares de adeptos e se tornou o Afoxé mais importante da Folia Momesca. Hoje, o bloco já conta com mais de dez mil associados, muitos deles artistas famosos, como os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil.
 
Mas, confundi-se quem pensa que a história dos Filhos de Gandhy se restringe ao Carnaval. O Afoxé também leva, há anos, sua mensagem de paz no futebol.
 
Em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Gandhy desenvolveu diversas ações dentro e fora dos estádios para conscientizar os torcedores da importância da paz e da convivência em harmonia, sempre respeitando as diferenças e escolhas de cada um, em detrimento da violência. Entre as muitas participações do bloco em eventos esportivos, destacam-se as apresentações na final do Baianão 2011, no Barradão, e na inauguração da Arena Fonte Nova, em 2013.
 
Na certeza da força da palavra do Afoxé mais belo da Bahia e na confiança de que a paz espelhada pelo "Tapete Branco" continuará tocando os corações dos torcedores, a FBF, por meio do presidente Ednaldo Rodrigues saúda e parabeniza os Filhos de Gandhy pelos 65 anos de existência e deseja que a parceria continue por muitos anos e alcance os estádios não só de Salvador, mas de todo o Interior da Bahia.  
 
Foto: João Ramos / Setur