Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Bahia comemora 25 anos do título brasileiro com festa

20/02/2014 às 20:00 | Comunicação

Diretoria da FBF marcou presença no jogo festivo

#

O dia 19 de fevereiro está marcado na trajetória do Bahia. Na data, no ano de 1988, o Tricolor alcançou a maior conquista da sua história.
 
Após vencer o Internacional por 1 a 0, na Fonte Nova, o time baiano foi ao Beira Rio e, com um empate sem gols diante do Colorado, sagrou-se campeão brasileiro. A avalanche azul, vermelha e branca invadiu o país.
 
Nesta quarta-feira (19), 25 anos depois, os principais protagonistas reviveram os momentos que até hoje não saem da cabeça do torcedor. Na Arena Fonte Nova, na preliminar de Bahia x Vitória da Conquista, pelo Baianão, jogadores que fizeram parte da conquista voltaram a campo para, contra os mesmos adversários do time gaúcho, relembrarem o título.
 
O evento foi organizado pelo ex-jogador Zé Carlos, que assim como há 25 anos, marcou o único gol e garantiu o triunfo do Esquadrão por 1 a 0. "Vejo como uma identidade muito grande minha, um cara que foi torcedor o tempo todo e agora está tendo essa possibilidade de fora do campo elevar a marca do Bahia, a grandeza do Bahia e mostrar para a Bahia para o mundo o que verdadeiramente é o nosso time", disse ele após o jogo festivo.

 
Outro que também defendeu o Bahia, mas no jogo histórico foi adversário e vice-campeão pelo Inter é o atual comentarista esportivo Edu Lima. Também presente no amistoso, o ex-meia comemorou a oportunidade de poder relembrar momentos importantes para o futebol baiano.

 
"Na verdade eu venho por dois motivos. Primeiro porque é um fato e um dia história para o torcedor do Bahia. Segundo porque vou poder falar que joguei na Fonte Velha e na Fonte Nova e é uma alegria muito grande estar compartilhando deste momento. Já me considero soteropolitano e hoje posso estar revendo meus companheiros de Internacional. Me sinto privilegiado em ter jogado com quase todos estes jogadores, tanto do Bahia, quanto do Internacional", afirmou.
 
Dentre os ex-jogadores tricolores presentes no encontro, estiveram Ronaldo Passos, Tarantini, João Marcelo, Claudir, Paulo Robson, Paulo Rodrigues, Gil Sergipano, Bobô, Zé Carlos, Charles, Ricardo, Edinho, Pereira, Sales, Dico Maradona, Osmar, Sandro e Renato.  Pelo Colorado marcaram presença, além de Edu Lima, Norberto, Norton, Casemiro, Luis Carlos Martins, Mauricio, Nilson, Ademir Maria, Dacroce, Heider, Guedes, Julio Cesar, Airton Caixão, César e Maurício Maciel.
 
Apoiadora da causa desde o seu início, quando Zé Carlos ainda sonhava com a realização do evento, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) não ficou de fora. A entidade máxima do futebol da Bahia foi representada pelo seu presidente, Ednaldo Rodrigues, e os diretores de Registro, Ricardo Nonato, e Wilson Paim, presidente da Ceaf-BA.
 
"É um dia que entrou para a história do futebol baiano, um dia em que o Bahia alcançou o topo do futebol brasileiro e colocou a Bahia no lugar mais alto do esporte nacional. A Federação parabeniza Zé Carlos e todas as pessoas envolvidas neste evento. É uma data para ser comemorada pelo resto da vida destes desportistas e a nós da FBF estaremos sempre disponíveis para ajudar e apoiar", destacou Rodrigues. 

Fotos: Carlos Santana / FBF

Clique aqui e confira a galeria de fotos da festa tricolor