10/03/2014 às 16:28 | Comunicação
Ednaldo Rodrigues assumiu cargo à convite do Governador
"O reconhecimento é o melhor combustível para que eu continue motivado e trabalhando não só pelo futebol da Bahia, mas também por causas sociais", foram com essas palavras que o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) agradeceu a homenagem recebida do Governo da Bahia.
Ednaldo Rodrigues foi empossado, na manhã desta segunda-feira (10), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA). O dirigente foi convidado para o cargo pelo governador do estado, Jaques Wagner, e o secretário para Assuntos Estratégicos do Governo da Bahia, Edvaldo Brito.
Uma solenidade, na Associação Comercial da Bahia, em Salvador, marcou a entrega do diploma. Além de Rodrigues, outras 44 personalidades baianas também foram diplomadas para compor o grupo.
Os novos membros do Codes -BA serão responsáveis por promover debates entre diversos seguimentos da sociedade e gestores públicos sobre assuntos relativos à dinâmica socioeconômica do Estado e para propor políticas públicas e diretrizes específicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Bahia.
O secretário Edvaldo Brito aproveitou a oportunidade para destacar a importância do trabalho dos novos conselheiros. "A partir de agora, os novos membros vão se reunir periodicamente, promover debates, palestras e discutir estudos e projetos pensando no futuro do estado para os próximos anos. Vamos pensar em uma Bahia para 2023, quando faremos 200 anos de independência. Pretendemos entregar um projeto formulado pela própria sociedade, o que é diferente de ter um projeto pensado por técnicos, e é isso que vamos elaborar", disse.
Além do secretário e do governador Jaques Wagner, participaram do evento o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, prefeitos de municípios baianos, vereadores, empresários e outras autoridades políticas. O mandatário da entidade máxima do futebol da Bahia foi acompanhado pelo vice-presidente Manfredo Lessa, o diretor de registros, Ricardo Nonato e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.
Codes-BA - Criado em 2010 pelo Governador Jaques Wagner, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA) nada mais é do que um instrumento de diálogo entre o Governo e representantes da sociedade civil. Do Conselho, saem propostas de políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Bahia.
De natureza consultiva, o Codes compartilha com artistas, empresários e trabalhadores em geral as decisões do presente e do futuro do Estado.
Entre as diversas competências dos 45 membros do Conselho, estão assessorar o Governador na formulação de políticas que busquem o desenvolvimento econômico e social da Bahia; promover, organizar, acompanhar e propor as medidas necessárias para o desenvolvimento econômico e social do Estado, mediando o diálogo entre as representações do Governo , órgãos das esferas federal, estadual e municipal e a sociedade civil; disseminar as ações de governo e realizar proposições para políticas de geração de emprego, produto e renda na perspectiva da construção de parcerias no âmbito público e privado.
Para 2014, diversas atividades já estão programadas para o Codes. Uma delas é o projeto "Estratégia Bahia: um novo salto para o futuro". O projeto é composto por plenárias macroterritoriais para a elaboração de planos estruturantes e prospecção de cenários e tendências, com foco na Bahia para a próxima década. No cronograma de plenárias já estão as cidades de Feira de Santana (20 e 21/03), Teixeira de Freitas (10 e 11/04), Barreiras (24 e 25/04), Ilhéus e Itabuna (8 e 9/05) e Juazeiro (22 e 23/05).
Outras atividades de destaques são previstas para ocorrerem até 2015, como Portal Estratégica Bahia, para disponibilização dos dados e troca de experiências dos membros do Codes e os setores acadêmicos, empresariais e movimentos sociais; criação da Câmara Temática da Juventude e incremento das CT de Sustentabilidade e da Equidade Social - Observatório Milton Santos.
Fotos: Carlos Santana // FBF
Confira a galeria de fotos