Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF Social: Entidade faz doação para Associação dos Hemofílicos

27/03/2014 às 16:08 | Comunicação

Diretores da ABHE visitaram a FBF

#

Apesar de ser uma entidade voltada para o esporte, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) nunca deixou de lado a causa social. São dezenas de Instituições de caridade que todo mês recebem o apoio da FBF.
 
Nesta semana, mais uma Instituição entrou para a lista das beneficiadas pelo compromisso da FBF em dar uma parcela de contribuição para o fim da desigualdade.
 
A Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE) recebeu, pela primeira vez, uma doação da entidade. O presidente da ABHE, Wilson Azevedo, acompanhado do diretor administrativo, Samuel Cintra visitou a FBF para conhecer os responsáveis pela doação.

 
Os dois foram recepcionados pela diretora técnica Taíse Galvão, o diretor administrativo e financeiro Jorge Lima e o subdiretor administrativo Marcelo Araújo. "Se não fosse esse tipo de doação, estaríamos com as portas fechadas, pois não temos outro tipo de recurso", agradeceu Azevedo.
 
ABHE - A Associação Baiana dos Hemofílicos foi fundada em 1980 e tem como missão auxiliar, abrigar e orientar pacientes hemofílicos de toda a Bahia que vêm a Salvador para realizar tratamento na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), único local onde é realizado atendimento.
 
A ABHE, com recursos próprios e de doações, banca transporte, hospedagem, alimentação e medicamentos dos pacientes. A Instituição ainda conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas entre outros em parceria com o Hemoba.

 
Por mês, cerca de 20 a 30, dos quatro cantos do Estado, se hospedam no local. O gasto mensal é de cerca de R$ 7 mil a R$ 10 mil, de acordo com a quantidade de pacientes que estejam na casa.
 
Atualmente, a principal necessidade da Associação é um carro, para realizar o transporte dos hemofílicos. Por não ter veículo próprio, a diretoria é obrigada a transportar todos em taxis ou veículos de transporte particulares. "A prioridade é um carro, mas toda e qualquer ajuda é bem vinda, seja com alimentos, roupas ou financeira", explicou Cintra.
 
Hemofilia - A hemofilia é um grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo de controlar a coagulação. Ela não tem cura e o tratamento é feito com a reposição do fator de coagulação.
 
A Hemofilia é transmitida pela mãe, mas só os homens desenvolvem a doença. As mulheres podem ter o gene defeituoso, mas não desenvolvem a doença.

 
Na Bahia, cadastrados oficialmente no Hemoba, existem mil hemofílicos. Cerca de 70% deles reside no Interior do Estado, sendo Feira de Santana a cidade com maior número de registros.
 
Os sintomas da hemofilia são as aparições de manchas roxas na pele desde a infância e sangramentos, que ocorrem principalmente nas articulações. Em muitos casos, viram hemorragias graves que levam à morte.
 
No próximo dia 17 de abril, é comemorado o dia Mundial do Hemofílico. A ABHE e o Hemoba prepararam uma programação especial com diversas palestras na sede da Fundação, localizada na Avenida Vasco da Gama, próxima ao Hospital Geral do Estado (HGE).
 
Já a Associação Baiana dos Hemofílicos fica localizada na Travessa Padre Miguelinho, nº 54, no bairro de Nazaré, próxima ao Fórum Ruy Barbosa, na Capital baiana. Para doações, os interessados podem entrar em contato através dos tels: 3017-3822 / 8860-5757 e do e-mail: hemo_2008@ig.coom.br.