07/04/2014 às 14:48 | Comunicação
Iniciativa do instituto é inédita no estado
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), com o apoio da Bahiatursa, Secult e Unijorge, marcou nesta segunda (7) um gol de placa ao começar uma semana de debates sobre a mais importante manifestação cultural na constituição do perfil identitário do brasileiro: o futebol. Trata-se do seminário Paixão Futebol Clube, com a presença de especialistas, jornalistas, professores, ex-jogadores e interessados na história do futebol.
O encontro coincide com a fase final do campeonato baiano, disputado desde 1905, quando o Internacional, formado por ingleses e integrantes da colônia britânica, foi o vencedor. Nesta edição, Vitória e Bahia voltam a disputar o título, nos dias 6 e 13 de abril, em partidas programadas para a Fonte Nova e o Estádio de Pituaçu.
São 114 anos de curtição com a bola desde que Zuza Ferreira desembarcou de Londres com as primeiras gorduchas e um livro de regras na mão.
É a primeira vez, neste tempo todo, que os baianos reúnem uma seleção de pesquisadores para conversar frente a frente com a torcida.
Durante o encontro, o antropólogo Jeferson Bacelar vai tabelar com Aloildo Gomes Pires, autor, entre outros, do precioso e raro livro ‘Popó- O craque do povo’, único registro do primeiro ídolo. A cineasta e doutoranda em Sociologia, Priscila Andreata, vai levar o público a um passeio cinematográfico com a bola no pé, em parceria com o jornalista João Carlos Sampaio.
Na quarta-feira, o ‘colombaiano’ Nelson Varón Cadena, guardião de nossa memória, forma a dupla de zaga de pesquisadores com o professor, jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Luis Teles.
Na quinta-feira, o tema é Futebol e Ídolos: a goleada de conhecimento estará com a dupla de artilheiros Galdino Silva e Normando Reis, autor do livro Bahia: uma história de glórias. São dois pesquisadores tão dedicados ao tema que frequentam diariamente o arquivo do IGHB em busca de confirmações para suas informações esportivas.
No encerramento, o professor e jornalista Paulo Leandro levará parte do conhecimento produzido sobre a transformação da torcida de futebol, como resultado da tese de doutorado orientada por Maurício Tavares, na Universidade Federal da Bahia.
Fred Flávio do Chame-Chame estará todas as tardes com jogadores campeões do futebol baiano, para debater com os torcedores e curtidores da bola em Salvador. “Ao final do encontro, os pesquisadores planejam fundar uma associação com o objetivo de reunir toda esta produção de conhecimento a fim de divulgar e fazer com que os baianos tenham mais informações de qualidade sobre esta manifestação cultural capaz de vencer todas as barreiras de etnia e classe social”, complementa Paulo Leandro, coordenador da iniciativa.
As inscrições são gratuitas, basta aparecer todas as tardes, entre 14 e 17 horas, na arena do IGHB, localizado na Piedade (em frente ao Shopping Center Lapa) ou encaminhar email paraighbahia@gmail.com. Mais informações no tel. 71 3329 4463 (das 13h às 17h).
Por ASCOM / IGHB