10/04/2014 às 14:34 | Comunicação
Bode agora se prepara para a disputa da Série D do Brasileirão
Apesar de ser um dos mais novos clubes baianos, o Vitória da Conquista já é, por muitos críticos e torcedores, considerado a terceira força do futebol da Bahia. Com apenas nove anos de fundado, o Alviverde alcançou títulos e números de dar inveja a qualquer concorrente.
No último domingo (6), o time conquistense abocanhou mais um caneco para sua sala de troféus. Ao derrotar o Serrano por 3 a 2, no Lomanto Júnior, depois de ter perdido o jogo de ida por 2 a 1, o Bode, como é carinhosamente chamado, faturou o terceiro lugar do Baianão 2014, atrás apenas da dupla BAVI, que disputa entre si o título de campeão. Vale lembrar que o Conquista entrou na disputa já nas quartas de finais, por ter representado a Bahia, também ao lado do Rubro-Negro e do Tricolor, na Copa do Nordeste.
Um dos baianos mais lembrados pelos torcedores brasileiros que residem fora do Estado, o Alviverde se prepara para defender as cores da Bahia mais uma vez. A partir de 27 de julho, o clube conquistense disputará a Série D do Brasileirão e brigará por uma vaga na Série C ao lado de outro representante da Boa Terra, o Jacuipense.
Para chegar à competição nacional, o Vitória da Conquista foi vice-campeão da Copa Governador do Estado 2013, onde foi batido apenas pelo campeão Bahia de Feira. O que também chamou a atenção foi que o Bode disputou todas as finais das cinco edições da segunda maior competição profissional organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), que além da Série D nacional, vale vaga também na Copa do Brasil.
Das cinco decisões da Copa Governador, o Bode conquistou três, e de forma consecutiva, em 2010, 2011 e 2012 contra Atlético de Alagoinhas, duas vezes e Jacuipense, respectivamente. O título da Segunda Divisão do Baianão 2016, com apenas um ano de fundação, completa a sala de troféus.
E quando não chegou ao título ou disputou finais, o Conquista obteve destaque em todas as competições que disputou. Desde que subiu para a elite do futebol da Bahia, em 2006, alcançou o 8º lugar em 2007, o 3º lugar em 2008, quando disputou o quadrangular final e perdeu para o campeão Vitória; o 5º lugar em 2009, 2010 e 2011; o 4º lugar em 2012 e o 6º lugar em 2013, sendo que neste último foi o campeão simbólico do 1º turno.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) parabeniza o Vitória da Conquista por mais uma bela campanha no maior campeonato estadual do Norte/Nordeste e deseja todo sucesso ao clube na disputa da Série D. A entidade tem a certeza de que o Bode, ao lado do Jacuipense, será um grande representante da Bahia na quarta divisão do futebol brasileiro.
Fotos: Eliezer Oliveira