18/07/2014 às 17:04 | Comunicação
Escritor e jornalista baiano faleceu nesta sexta-feira
A Bahia e o Brasil deram adeus, nesta sexta-feira (18), ao escritor João Ubaldo Ribeiro. O baiano de Itaparica (BA), ele faleceu aos 73 anos de idade vítima de embolia pulmonar, no Rio de Janeiro.
Escritor de sucesso, João Ubaldo foi o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras e escreveu obras marcantes como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. O baiano também era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) .
Ele ainda foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador, além de ter atuado como jornalista nos Jornais da Bahia, Tribuna da Bahia e Frankfurter Rundschau, da Alemanha. Como colunista, trabalhou também em diversos jornais do Brasil e do exterior, entre os quais o Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde entre outros.
Mas, como bom baiano, João Ubaldo também teve história com futebol. Torcedor do Vitória, ele sempre acompanhou seu clube do coração, seja de perto ou de longe. Amante do esporte, ele também cedeu seu nome ao troféu de Campeão Baiano de 1999, título dividido entre seu time, Vitória, e o Bahia.
Agora, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) faz mais uma homenagem ao brilhante baiano, um dos maiores representantes da cultura do estado. Desta vez, uma homenagem carregada de tristeza, mas merecida para um homem que marcou a Bahia e o Brasil.
No próximo domingo, antes da partida entre Vitória e Corinthians, pela Série A, no Barradão, João Ubaldo será homenageado ao lado do ex-árbitro Armando Marques, que também faleceu nesta semana, com a realização de um minuto de silêncio.
Confira o comunicado da FBF:
Consternada com o falecimento do Sr. João Ubaldo Ribeiro, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras e jornalista baiano, a Diretoria desta Entidade se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento tão difícil.
Em virtude deste sentimento, o Presidente da FBF determinou que no jogo entre Vitória x Corinthians (SP), válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Série “A” - 2014, a realizar-se no dia 20/07/14, seja obedecido um minuto de silêncio em “Homenagem Póstuma” ao falecido.
Nossos sinceros sentimentos, aos familiares e amigos.
Atenciosamente,
Ednaldo Rodrigues Gomes
Presidente