Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF apoia campanha "Doping Zero" no esporte

26/05/2015 às 14:47 | Comunicação

ENAJD lançou campanha por um futebol limpo

#

"Doping não é apenas falta de ética, fraude para melhorar performance, é também prejudicial à saúde". Com essa justificativa, a Escola Nacional de Justiça Desportiva (ENAJD) lançou mais uma campanha em prol do futebol brasileiro.
 
"Doping Zero" visa o combate e a diminuição dos casos de doping no futebol e demais modalidades esportivas. Em alguns casos, o atleta que for flagrado em exame antidoping pode pegar uma pena que chega a até quatro anos de suspensão.
 
A única saída para evitar a dura punição é a prova de que a violação da norma antidopagem não foi intencional. Por isso, a ENAJD deu início à campanha para alertar os jogadores e demais atletas sobre os riscos da prática.

 
Antes de fazer o uso de qualquer medicamento ou suplemento, o atleta deve consultar o Departamento Médico do seu time. Cada clube possui uma lista de substâncias e métodos proibidos pela Agência Mundial de Antidopagem. Lá, além dos medicamentos proibidos, constam aqueles que podem ser ingeridos para a prática desportiva.
 
A Federação Bahiana de Futebol (FBF), entidade máxima da modalidade esportiva na Bahia apoia integralmente a ENAJD na campanha. A FBF indica, ainda, que os jogadores não façam nenhum uso de medicação sem antes consultar o médico da sua agremiação.
 
Confira nos links abaixo as substâncias e métodos proibidos:
 
Lista de Medicamentos Proibidos pela WADA - 2014
 
Substâncias e Métodos Proibidos