15/09/2015 às 14:34 | Comunicação
Homenagem foi proposta pelos deputados Manassés e Bobô
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) não deixou passar em branco o dia em que a entidade máxima do futebol no estado completou 102 anos de fundação. Durante sessão na casa foi realizada uma moção de aplauso pela passagem da data.
Os responsáveis pela homenagem foram os deputados Bobô (PCdoB) e Marcos Manassés (PSB). Ambos são militantes do futebol e testemunhas do trabalho árduo realizado pela Federação Bahiana de Futebol em prol do esporte baiano.
Os demais deputados da Alba aprovaram e participaram da homenagem. Bobô e Manassés haviam anunciado a moção de aplauso em vista à FBF, na manhã de segunda-feira (14), onde parabenizaram o presidente Ednaldo Rodrigues, o vice Ricardo Lima e demais funcionários.
Confira abaixo o texto da moção de aplauso assinado pelos deputados Bobô e Manassés:
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Aplauso pela comemoração dos 102 anos de fundação da Federação Bahiana de Futebol, celebrados no dia de 14 de setembro deste ano. Parabenizamos o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues Gomes, e toda a diretoria pelo esforço em desenvolver o futebol da Bahia, bem como os seus clubes.
Diante das comemorações, reafirmamos o compromisso dos nossos mandatos, pelo PCdoB e pelo PSB, de contribuir para melhorar a qualidade do futebol profissional e amador em nosso estado, assim como dos clubes baianos, patrimônios relevantes da paixão nacional do nosso povo. Para que a FBF e os clubes possam fortalecer do futebol da Bahia, além de incentivar projetos sociais que beneficiem crianças, jovens e adultos do nosso estado.
Nessa data especial, confiamos e esperamos que a Federação continue desenvolvendo mecanismos de gestão que facilitem o trabalho dos clubes e ligas, além do maior patrimônio do nosso futebol: o torcedor.
A história do futebol baiano começa em 28 de outubro de 1901, quando um jovem estudante, José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, trouxe na bagagem uma bola, durante viagem que fez para a Inglaterra. Ao apresentá-la a todos, reuniu amigos no Campo da Pólvora e formou dois times. Marcando o gol com duas pedras, deu início à prática do futebol na Bahia.
Desde então, as coisas foram evoluindo, com o esporte passando por várias adaptações, regras trazidas da Europa e os primeiros clubes surgindo no estado. O primeiro foi o Club Internacional de Cricket, criado em 1903 e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903.
Lembramos da primeira partida oficial, entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. O sucesso fez com que fosse necessário se criar uma entidade para organizar partidas e campeonatos. Assim, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).
A nova entidade realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905. Oito anos depois, dificuldades forçaram o seu fechamento. Mas, a força do futebol garantiu que, no dia 14 de setembro de 1913, fosse fundada a Federação Bahiana de Futebol.
A FBF, então, fortaleceu o Baianão e criou outras competições, como de categorias de base, futebol amador e futebol feminino. Sua trajetória a fez se destacar como uma das mais importantes entidade do futebol nacional.
Nessa trajetória, vários dirigentes se empenharam em aprimorar o trabalho e levar o nosso futebol a um patamar de prestigio no Brasil. Não poderíamos deixar de lembrar de pessoas como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio, alguns dos seus presidentes.
Nos congratulamos com a atual diretoria e com o seu presidente Ednaldo Rodrigues, que se projetou em Vitória da Conquista, como jogador amador do União Atlético Clube e dirigente da Liga Desportiva Conquistense. Muitos avanços aconteceram. Lembramos que, na Copa do Mundo Brasil 2014, atuou como chanceler do COL.
Nesse momento importante, reafirmamos nossa esperança e confiança de que a FBF trilhará no caminho de fazer o futebol da Bahia crescer cada vez mais, valorizando os clubes das 1ª e 2ª divisões, as ligas municipais, os árbitros e quem mais eleva o nome do nosso futebol: o torcedor.
Celebrar o aniversário da Federação Bahiana de Futebol é reafirmar nosso empenho em contribuir para que o nosso futebol vença os desafios visando dar alegrias a nossa gente e colocar os clubes baianos bem postados no cenário futebolístico, nacional e também regional.
Sala das Sessões, 14 de setembro de 2015.
Bobô
Deputado estadual – PCdoB
Marcos Manassés
Deputado estadual – PSB