18/11/2015 às 14:34 | Comunicação
Estado tem se destacado como sede dos grandes eventos do futebol
Que a Bahia é a "boa terra" e a "casa" do povo mais hospitaleiro do país já não é novidade para ninguém. Mas, na noite desta terça-feira (17) ficou provado para muitos, que ainda insistiam em duvidar, que o quarto maior estado da nação em número de habitantes se tornou, também, a terra dos grandes eventos do futebol.
E não é difícil provar este status. Basta relembrar os grandes espetáculos que tiveram como sede, nos últimos anos, a Bahia.
Em 2013, a Bahia, mais precisamente a Costa do Sauípe invadiu as telinhas do mundo inteiro. Lá foi realizado o sorteio dos grupos e jogos da Copa de 2014, maior e principal evento pré-Copa do Mundo. Dirigentes, técnicos, ex-jogadores e personalidades de diversos países compareceram e conferiram de perto o tempero especial dos baianos.
Um ano depois, já no Mundial, o estado recebeu seis jogos, quatro deles na fase de grupos, um nas oitavas de final e outro nas quartas de final. O resultado foi a eleição da Arena Fonte Nova, em Salvador, como o estádio melhor avaliado pelo público durante a competição.
E não foram quaisquer equipes que passaram pela Capital da Alegria. Salvador recebeu Seleções como Espanha, Holanda, a campeã Alemanha, Portugal, Suíça, França, Bósnia, Irã, EUA, Bélgica e Costa Rica.
Mas, apenas pouco mais de um ano depois da Copa, a Bahia já estava novamente no centro das atenções. E foi nesta terça-feira (17), com a realização do confronto entre Brasil e Peru, pela 4ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
A partida teve um sabor diferente e especial, já que marcou o retorno de Neymar ao país após a punição que o craque recebeu da FIFA. E os baianos fizeram bonito. Lotaram a Fonte Nova com mais de 45 mil torcedores, que empurraram a Seleção a um triunfo por 3 a 0 e arrepiaram os jogadores desde a execução do hino nacional.
Diante de tantas qualidades, a boa terra inda é "pé quente" para a Seleção. A equipe Canarinho ostenta uma invencibilidade de 13 jogos sem derrotas no estádio baiano. De 1969 a 2015, foram 13 jogos com oito vitórias e cinco empates na Fonte.
E é com esse retrospecto que Salvador, na Bahia, voltará a receber a Seleção Brasileira em 2016. Isso mesmo. Já tem data certa para o retorno de Neymar e Cia à boa terra. Será no dia 10 de agosto, pela terceira e última rodada do torneio masculino dos Jogos Olímpicos.
Foto: FBF
Caso se classifique em segundo lugar no Grupo A, a Seleção de Dunga voltará novamente à Arena Fonte Nova, pelas quartas de final, marcada para o dia 13 de agosto. Situação semelhante à da Seleção Feminina de Futebol, que caso se classifique em segundo lugar do seu grupo também jogará em Salvador, no dia 12 de agosto.
E você, torcedor baiano, pode já marcar na sua agenda mais um grande evento do futebol mundial para 2017. Porque, no que depender do presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, a Seleção estará de volta à Capital da Bahia para mais um duelo pelas Eliminatórias da Copa de 2018.
O dirigente, um dos grandes responsáveis pela realização dos citados eventos em Salvador, já iniciou conversas com a diretoria da CBF para que, pelo menos, mais um jogo seja realizado no estado. Certamente, diante de tantos benefícios de jogar com o apoio dos baianos, a entidade nacional não hesitará em aceitar.
Fotos: Rafael Ribeiro / CBF