22/03/2016 às 18:08 | Comunicação
Presidente Ednaldo Rodrigues havia reivindicado mais uma vaga para o estado
O futebol baiano pode comemorar mais uma conquista no cenário nacional. A valorização do estado foi reconhecida e comprovada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira (22).
A entidade confirmou a terceira vaga para a Bahia na Série D do Brasileirão 2016, o que já era esperado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). O que motivou a conquista foi justamente a luta do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
Há quatro dias, o site oficial da entidade divulgou a reivindicação do dirigente após a CBF ter anunciado o aumento do número de clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional. Na oportunidade, a entidade nacional não havia dado uma das oito vagas acrescentadas à Bahia.
Rodrigues então pediu que o ranking de Federações fosse respeitado na distribuição das vagas e assim feito justiça. O dirigente baiano foi ouvido.
A CBF voltou atrás e anunciou um novo aumento no número de participantes da Série D, agora para 68 clubes, em vez dos 40 utilizados até 2015.
Com isso, o futebol baiano terá seu terceiro representante na disputa pelo acesso à Série C. "Fico feliz por essa conquista. Vejo que a luta árdua que tive valeu a pena. Mais uma vitória para a Bahia, mais um reconhecimento à força do futebol baiano", comemorou Ednaldo Rodrigues.
Já sobre a definição de qual competição local dará a terceira vaga na Série D, o presidente da FBF revelou que sairá nos próximos dias, após uma reunião da diretoria da entidade. "Agora, vamos aguardar o documento do Departamento de Competições da CBF, normatizando a mudança, chegar à FBF. A partir daí vamos nos reunir, diretoria da Federação e Departamento Jurídico, para decidir em qual competição e como será definido o ocupante desta terceira vaga", explicou.
Com o novo formato da Série D, além da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Goiás contarão com três representantes na competição. São Paulo terá quatro clubes. Já os demais estados terão dois representantes cada.