25/04/2016 às 17:39 | Comunicação
Dia nacional do profissional de contabilidade é comemorado neste 25 de abril
Responsáveis por apurar custos, despesas, receitas, ativo, passivo, arrecadação de tributos, lucros ou prejuízos, o contabilista foi lembrado em todo o país nesta segunda-feira. O dia 25 de Abril foi o escolhido para comemorar o Dia da Nacional da contabilidade.
Através de suas técnicas, os profissionais e técnicos que atuam no campo contábil, devem ser orgulhosos, pois além de acenar as soluções, eles possibilitam que a sociedade possa conhecer a situações econômicas e financeiras, seja de empresas, governo, etc.
Neste dia tão importante para o profissional, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) parabeniza todos àqueles que direta e indiretamente, trabalham na área e ajudam no sucesso do futebol baiano.
Origem do Dia da Contabilidade
O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.
A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.
O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.
Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, no entanto, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para "Profissional da Contabilidade".