14/06/2016 às 16:28 | Comunicação
Entidade representa o futebol da maior cidade do Interior da Bahia
Considerada como uma das mais importantes e antigas associações esportivas da Bahia, a Liga Feirense de Desportos (LFD) completa, nesta quinta-feira (16), 74 anos de fundação. Entidade representante do futebol na maior cidade do interior do estado, a LFD carrega uma história de brilho e glória.
Nestes 74 anos, viveu a época gloriosa do futebol no município, como a inauguração do Estádio Almachio Boaventura em 1953 e o tricampeonato feirense pelo Fluminense, um dos seus, até hoje, filiados. Após a inauguração do Joia da Princesa, em 1966, veio outra época de destaque, a "década de ouro", de 1969 a 1979.
Já na maior competição de futebol amador do país, o Intermunicipal, a LFD, através da Seleção Feirense conquistou três títulos, em 1973/1975, 1976 e 1978.
Fundação - Fundada em 16 de junho de a então Liga Feirense de Desportos Terrestres (LFDT) teve seu nome inspirado na antiga entidade máxima do futebol da Bahia, a Federação Baiana de Desportos Terrestres (FBDE). Hoje, como Liga Feirense de Desportos, a entidade possui 12 filiados. São eles o Mecânico E.C, Vasco F.C, C.S.E 2 de Julho, Fluminense de Feira Futebol Clube, Associação Desportiva Bahia de Feira, Associação Desportiva Comunitária Astro, Flamengo F.C, E.C Ypiranga, E.C Riachuelo, Botafogo F.C, São Paulo F.C e Dínamo F.C.
Beneméritos - Como grandes beneméritos da LFD aparecem nomes como João Durval Carneiro, que como prefeito de Feira de Santana e Governador da Bahia reformou ampliou o Estádio Joia da Princesa e construiu a Vila Olímpica dos Amadores, Edvaldo Souza; Alberto Sampaio de Oliveira, personagem da Década de Ouro (1969-1979) do esporte em Feira de Santana, que como presidente o Fluminense sagrou-se bicampeão baiano, em 1963 e 1969, além de ter sido o autor da Lei que beneficiou o futebol amador com 5% das rendas do Estádio Joia da Princesa; e Mário Porto, goleador como centroavante e fundador e presidente da Liga.
Homenagens - Entre os homenageados pela LFD nesta data está Raimundo Almeida (Dinho). Funcionário Público Federal foi também um dedicado desportista. Como tal serviu a vários clubes amadores como dirigente e treinador. À Liga Feirense dedicou muitos anos como competente Diretor Administrativo. Ele faleceu em 4 de abril de 2016.
Além de Dinho, a Liga lembra a contribuição de José Ferreira Pinto (Zé Pinto). Empresário, político e desportista. Quando Vereador contribuiu decisivamente para que a LFD recebesse a doação da área de 25.000 m² onde foi construída a Vila Olímpica dos Amadores. Como desportista Zé Pinto foi Presidente do Flamengo de Feira e da então Liga Feirense de Desportos Terrestres. Faleceu em 26 de abril de 2016.
Palavra do Presidente - Atual presidente da Liga Feirense de Desportos, Iramá Lima dos Santos transmitiu sua saudação aos desportistas amadores de Feira de Santana, especialmente aqueles vinculados aos Clubes filiados pela passagem dos 74 anos de existência da Entidade. O dirigente homenageia a todos os grandes beneméritos aos quais esta Liga deve a sua existência.