30/06/2016 às 10:50 | Comunicação
Entidade reuniu jovens profissionais antes do início da competição
No próximo final de semana será iniciada na Bahia uma das principais competições de base do país. Responsável por revelar inúmeras promessas para o futebol brasileiro, a Copa 2 de Julho Sub-15 chega à sua nona edição e terá sua largada dada no sábado (2).
Mas, o torneio não ganhou fama apenas por ser uma vitrine para os garotos que sonham em se tornar atletas profissionais da bola. É lá, também, que é possível conhecer as promessas da arbitragem.
É que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) utiliza a competição para lançar os novos profissionais do apito. Alunos da Escola Baiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho, da FBF, em parceria com a FBE e o Sinbaf passam por seus primeiros testes oficiais na Copa.
Na edição 2016, os alunos da 2ª turma, que se forma nos próximos dias farão suas estreias. Por outro lado, os árbitros já formados na 1ª turma terão mais uma oportunidade de mostrar o que aprenderam e que estão preparados para novos desafios. Alguns deles, inclusive, já atuaram na própria Copa 2 de Julho, em 2015, e em competições como a Copa Dente de Leite, Copa Metropolitana, Copa Red Ball e Baianão Sub-15, Sub-17 e até o Sub-20.
Antes de pegarem seus apitos e mostrarem para que vieram, os novos árbitros estiveram na sede da FBF na tarde desta quarta-feira (29). Eles foram convocados pela Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) para um encontro com a diretoria da entidade
Cerca de 40 jovens profissionais participaram da reunião, que teve como objetivo orientá-los para que desempenhem seus papeis da melhor forma possível. A entidade também garantiu total apoio neste início de carreira de cada um.
"Há alguns anos a FBF já vem fazendo um investimento alto na arbitragem. Sempre estamos buscando a renovação e qualificação do nosso quadro. Hoje temos aqui jovens promissores da primeira e segunda turmas da Escola Baiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho. Eles terão, na Copa 2 de Julho, a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante o curso. Todos estarão sendo avaliados por nossa Comissão. Todos deverão cumprir todos os deveres técnicos e principalmente éticos. É uma grande oportunidade e quem agarrar com unhas e dentes pode ter certeza que vai alçar voos mais altos na arbitragem da Bahia", disse o presidente Ednaldo Rodrigues, que conheceu cada um dos profissionais ao lado do vice-presidente, Ricardo Lima.
Participou ainda do encontro uma equipe da Ceaf-BA, liderada por seu presidente, Wilson Paim, e os membros Kleber Moradillo, Tânia Regina, Paulo Celso Bandeira, Vidal Cordeiro, Ademilton Carigé e Carlos Alberto Vila Nova.
DBAF -A diretoria da FBF também recebeu, no local, dois adolescentes do projeto social Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF). Os garotos, levados pelo coordenador do projeto, Rildo Góis, terão oportunidade de compor as equipes de arbitragem dos jogos, como 4º e 5º árbitros, como uma espécie de observação e preparação para, no futuro, realizarem seus cursos e também ingressarem no quadro de árbitros do estado.
As escalas de arbitragem de cada rodada da Copa 2 de Julho serão publicadas no portal da FBF. Já a tabela de jogos, grupos e regulamento da competição podem ser conferidos abaixo.
Com apoio da FBF, Copa 2 de Julho 2016 tem tabela e regulamento divulgados