07/07/2016 às 10:40 | Comunicação
Documento traz novidades para a temporada 2017
Como antecipado pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, no último dia 10 de junho, o futebol brasileiro terá novidades no seu calendário a partir do próximo ano. A CBF divulgou o calendário nacional de 2017 e referendou as revelações do dirigente baiano.
A entidade confirmou a flexibilização do número de datas dos campeonatos estaduais para adequação das copas regionais. A partir do próximo ano, os estaduais deixarão de ter 19 datas para ter 18 e serão realizados entre 29 de janeiro e 30 de abril. Com isso, as competições regionais não correrão riscos e terão oito datas garantidas. Os estados que não participam de Copas Regionais poderão utilizar todas as 18 datas para os estaduais. Na Bahia, onde clubes disputam a Copa do Nordeste, o Baianão seguirá com 12 datas. Inclusive, a FBF, há quatro anos, foi a primeira Federação a perceber a iminente redução das datas no calendário e já havia inovado com a adequação do seu estadual, na época uma surpresa para muitos.
Outra redução antecipada por Rodrigues e confirmada pela CBF foi no número de jogos do Brasileirão em meio de semana. De 11 datas em 2016, a maior competição do país passará a ter apenas nove datas para jogos em dias de semana, o que permitirá que os clubes tenham mais tempo para treinar e os atletas tenham um maior período de recuperação entre as partidas.
Assim, o Brasileirão Série A será disputado entre 7 de maio e 3 de dezembro, a Série B entre 6 de maio e 25 de novembro, a Série C de 7 de maio a 1º de outubro e a Série D entre 4 de junho e 17 de setembro. Com o encerramento da quarta divisão em setembro, os clubes poderão alongar suas temporadas com participações em outras competições ainda no segundo semestre, como no caso da Bahia, onde a Copa Governador do Estado é iniciada em outubro. Já a Copa do Brasil será iniciada em 12 de abril, com sete fases e 21 datas, e encerrada em 29 de novembro.
Outra novidade também antecipada por Ednaldo Rodrigues será a paralisação das competições da CBF em datas FIFA, onde se realizam jogos oficiais e amistosos das Seleções Nacionais. Nas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, a Série A será paralisada em três datas. Ocorrerão duas pausas de 13 dias cada: de 27 de agosto a 10 de setembro e de 1º a 15 de outubro de 2017.
O mandatário da entidade máxima do futebol baiano, que é membro do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro e participou das reuniões que definiram as mudanças no calendário também já havia confirmado a manutenção dos períodos de férias anuais de 30 dias e de 25 dias de pré-temporada para os atletas, o que foi ratificado pela CBF pelo terceiro ano consecutivo.
Confira abaixo o novo calendário do futebol brasileiro e o cronograma de competições:
Calendário 2017
Cronograma de Competições